Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Projeto Crescer – um dos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Boa Vista – foi vencedor na Região Norte do Prêmio Progredir, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para reconhecer as melhores iniciativas de inclusão produtiva de cada região do Brasil.

A premiação ocorreu na quinta-feira, 15, em Brasília (DF) no Hotel Grand Bittar. Há ainda a possibilidade de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social no valor de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação das ações dos 5 projetos vencedores de cada região do Brasil. No total 384 projetos de todo país se inscreveram para participar do prêmio. Dentre eles, 10 foram selecionados, sendo 2 de cada região.

Os representantes dos projetos finalistas apresentaram suas iniciativas para uma comissão julgadora, composta por professores universitários e representantes dos setores industrial, de tecnologia e do comércio. Iniciativas que promovem o acesso ao mercado de trabalho de jovens, adultos e pessoas com deficiência, geração emprego e renda, qualificação profissional e sustentabilidade.

Cada finalista poderia alcançar até100 pontos. O Projeto Crescer se destacou com uma pontuação de 92,6 e garantiu o primeiro lugar na Região Norte. O crescer foi também o projeto com a maior pontuação dentre os finalistas de todas as regiões do Brasil.

“Estamos contentes por mais esse prêmio que incrementa o reconhecimento da eficácia do Crescer como uma política pública de inserção social de jovens em situação de alto risco. O Prêmio Progredir dá incentivo para projetos que priorizem geração de renda e empreendedorismo”, destacou o secretário municipal de Gestão Social, Moacir Collini.

Na primeira fase os finalistas passaram pela defesa oral, na segunda, a comissão julgadora avaliou critérios como eficácia, capacidade do projeto se firmar e expandir e potencial de implementação em outros municípios. O prêmio é também uma oportunidade para os gestores divulguem suas iniciativas e que outros municípios possam adotar esses modelos de política pública.

“É muito importante para a geração atual de jovens, que vivem nas famílias mais pobres, terem oportunidade que o município pode dar com o nosso apoio. Estamos premiando as iniciativas mais significativas dos municípios brasileiros para mostrar que existe um caminho melhor”, destacou o ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

CRESCER – O Projeto Crescer foi implantado em 2001, na gestão da prefeita Teresa Surita. Atualmente atende 500 jovens com idade entre 15 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, em diversas oficinas profissionalizantes: marcenaria, trânsito, serralheria, modas, serigrafia, cultura e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, artesanato, panificação e convivência distribuídas em dois núcleos, Calungá e Pintolândia nos turnos manhã e tarde. Ainda conta com o berçário, para que os bebês das alunas do projeto possam ser cuidados enquanto elas participam das oficinas. Os alunos recebem uma bolsa de R$ 180, 92, fardamento, transporte e lanche.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down