Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A professora Graça Dias publicou a segunda edição, revisada e ampliada, do livro "Amazônia: o extrativismo vegetal no sul de Roraima - 1943 a 1988". O lançamento oficial acontecerá no dia 3 de setembro, as 19h, no Salão de Eventos do Aipana Plaza Hotel. É uma obra de leitura obrigatória no ensino médio, pré-vestibulares e concursos públicos.

O livro é resultado da tese de doutoramento da professora Graça Dias. A primeira edição foi lançada em 2008. Agora, dez anos depois, uma nova edição revisada e ampliada do título foi colocada à disposição pela EdUFRR (Editora da Universidade Federal de Roraima).

REFERÊNCIA – A obra da professora Graça Dias enfoca o fenômeno do extrativismo vegetal em Roraima. A partir da História discute uma atividade extrativista vegetal que vai da batalha da borracha até a atualidade, com ênfase na sustentabilidade.

A autora trata o tema em pauta refletindo-o a partir de uma periodização entre dois momentos: a criação do Território Federal do Rio Branco (1943) e sua posterior transformação no estado de Roraima (1988) através da Constituição Federal.

A obra, que é referência sobre um importante período da história de Roraima, é dividida em quatro partes: Amazônia brasileira, o extrativismo vegetal, a migração e a integração nacional.

OUTRAS OBRAS – A professora Graça Dias já organizou outras quatro obras. Em parceria com o professor Américo A. Lyra Jr, organizou dois livros: "Diálogos interdisciplinares na Pan-Amazônia: Política, sociedade e meio ambiente" (EdUFRR, 2018) e "Desenvolvimento Regional da Amazônia: Limites e Possibilidades" (EdUFRR, 2015).

No ano de 2012, em parceria com a professora Carla Monteiro de Souza, organizou e publicou o livro "Roraima/Boa Vista: Temas sobre o Regional e o Local" (EdUFRR, 2012). Em 2008, em parceria com outros professores da UFRR, organizou e publicou o livro "Propostas para um Plano de Desenvolvimento do Estado de Roraima" (EdUFRR, 2008).

Graça Dias é bacharel em Ciências Econômicas (Universidade da Amazônia, 1986), Especialista em Educação na área de Ciências Sociais (1989), mestre em História das Américas (Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela, 1995) e doutora em História (PUC-RS, 2006). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, História Sócio-econômica da Amazônia, História e Políticas Públicas e História Ambiental. Já foi Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR no período de 2014 a 2016.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down