Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Estão inscritos para participar do evento, 200 professores da educação infantil e alfabetização

O Ceforr (Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima) realiza hoje (11) e amanhã (12), no Auditório do Corpo de Bombeiros, o Seminário do Pnaic 2017-2018 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O evento, este ano, tem como tema “Alfabetização com Letramento na perspectiva do Pnaic: da teoria a práticas inovadoras de ensino”.

Estão inscritos para participar do evento 200 professores da educação infantil e alfabetização. O objetivo é discutir as relações entre a alfabetização e letramento, reafirmar a necessidade e a importância da formação continuada para o fortalecimento do trabalho docente e apresentar as práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos da educação infantil e ciclo de alfabetização, desenvolvidas no âmbito do Pnaic.

Para a diretora do Ceforr, Stela Damas esse é um momento de importantes discussões. “Queremos oferecer aos educadores da educação infantil e alfabetização, momentos de discussão e reflexão sobre a importância do Letramento como prática social para o desenvolvimento de competências na educação básica”, explicou.

PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipais. O Governo do Estado aderiu à nova versão do PNAIC lançado em outubro de 2017, que tem como objetivos: propiciar a melhoria na qualidade formativa dos professores da pré-escola; implementar ações visando o desenvolvimento da educação pré-escolar como fase distinta do desenvolvimento das crianças de 4 a 5 anos; melhorar os índices de proficiência na Avaliação nacional de Alfabetização; reduzir os índices de abandono no Ciclo Alfabetização nas redes Estadual e Municipal de Ensino.

PROGRAMAÇÃO

DIA 11/09
18h30 às 19h – Credencimento
19h20 – Cerimônia de Abertura
20h – Palestra “O fortalecimento do Processo de Letramento no Ciclo de Alfabetização”.
Ministrante: Profª Msc. Leuda Evangelista de Oliveira – UFRR
21h30 – Encerramento

DIA 12/09
8h – café da manhã
08h30 – Palestra “A Construção do processo de letramento na perspectiva das crianças público alvo da educação especial e os sentidos na idade certa”.
Ministrante: Profª Drª Maria Edith Romano Siems Marcondes – UFRR
10h – Palestra “Os processos de alfabetização e numeramento matemático, apartir da Concepção do PNAIC.
Ministrante: Profº. Dr. Hector José Garcia Mendonza – UFRR
11h45 – Encerramento.

14h – Abertura (Dinâmica de Grupo)
14h30 – Painel “As experiências exitosas das redes municipais de ensino sob a perspectiva da Formação Continuada do PNAIC e suas interfaces com a realidade local”.
15h30 – Resumo de artigos de opinião selecionados para publicação em obra coletiva do PNAIC/Roraima 2017 e 2018.
16h30 – Discussão Plenária
17h30 – Solenidade de Encerramento com certificação dos cursistas.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down