Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Centro Universitário Estácio da Amazônia realizará a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 17 a 22 de setembro. Estão programadas uma série de atividades gratuitas para a população roraimense. Hoje, a partir das 17h, o campus da Estácio em Roraima dá início às atividades da campanha nacional com uma palestra sobre uso de copos descartáveis voltada aos servidores da instituição.

As palestras “Sustentabilidade na instituição, como posso ajudar?” e “Reaproveitamento de resíduos e reciclagem” são parte da programação da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. “A palestra de abertura abordará os impactos desse material para o meio ambiente. Além disso, estaremos incentivando o uso de garrafas e outros materiais que possam substituir o copo descartável na instituição”, esclareceu Marcela Liege, coordenadora de Extensão da Estácio da Amazônia. “Nossa programação vai além do consumo de plástico, englobando a adoção de práticas sustentáveis. Vamos fazer várias ações e palestras que sensibilizem as pessoas sobre sua responsabilidade para com o meio ambiente e a sociedade”, informou.

A primeira palestra será ministrada pelo Designer Gráfico e coordenador do Senac Sustentável, Marnes Arenhart. O palestrante abordará a aplicação de práticas sustentáveis em instituições de ensino e o apoio dos colaboradores para o avanço desse hábito. “Vamos fazer várias ações e palestras que sensibilizem as pessoas sobre sua responsabilidade para com o meio ambiente e a sociedade”, informou Marcela Liege.

Já a segunda exposição será ministrada pela professora do curso de Serviço Social, Sonaly Nova, que vai tratar do reaproveitamento de resíduos e reciclagem e, ainda, uma oficina de produção de sabão líquido. “Estarei trabalhando as possibilidades de atuação do assistente social para garantir o processo de cidadania do indivíduo em situação de vulnerabilidade”, explicou.

A Semana tem como tema central “o consumo consciente de plástico” e seu objetivo é estimular uma atitude mais crítica e responsável em relação ao consumo deste produto. Segundo a ONG Mares Limpos, desde 1950, produzimos mais de oito bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Ainda de acordo com a organização social, até 2050, teremos mais plásticos do que peixes no mar. Após a realização da 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as unidades participantes receberão o Selo de Instituição Socialmente Responsável.

O evento contará com a participação de mais de 80 campi da instituição, cujas unidades promoverão, gratuitamente, diversas ações, como palestras, oficinas, atrações culturais e mesas redondas com especialistas em sustentabilidade de empresas parceiras. Os alunos e professores da Estácio dos cursos de Direito, Medicina, Psicologia e Pedagogia também prestarão diversos serviços gratuitos ao público, como consultoria jurídica, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e muito mais. “A missão da Estácio ´Educar para Transformar´ será posta em prática durante a 6ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, pois mobilizará alunos, colaboradores, docentes e as comunidades que ficam nos entornos das nossas unidades em todo o país”, comenta Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

O evento acontece paralelo à 14ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), que tem como meta fazer com que as instituições de Ensino Superior (IES) promovam ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down