Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Programa “Oportunidades Acadêmicas”, parceria entre a Embaixada Americana e o Senac Roraima, abriu inscrições para até janeiro de 2019. Parceria também orienta sobre intercâmbio para qualquer interessado em estudar nos EUA.

Quem estará no 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2019 ou se forma no final de 2019, tem inglês avançado, excelente histórico acadêmico, realiza ou realizou atividades comunitárias e/ou extracurriculares e possui recursos financeiros limitados tem até o dia 14 de janeiro para participar do programa “Oportunidades Acadêmicas”, criado pela instituição Education USA, que é uma parceria entre o Departamento de Estado Americano e escolas de idiomas em vários países (em Roraima, o Senac Idiomas). As áreas de Medicina, Odontologia, Veterinária, Psicologia e Direito são as únicas de fora do processo.

É oferecido acompanhamento acadêmico ao longo do processo de candidatura, e cobertura dos custos do processo de candidatura a universidades, que incluem: material de estudo, taxas de inscrição para as provas exigidas (o exame de proficiência em inglês, que pode ser o TOEFL ou o IELTS), transporte e acomodação quando necessários para realização das provas, taxas de inscrição das universidades, tradução e envio de documentos.

Acessando o site da Education USA e procurando o formulário online “PRIMEIRO PASSO”, um email será enviado ao candidato com um link para preencher esse formulário de candidatura. No facebook do Education USA Brasil haverá sessões ao vivo para tirar dúvidas: a próxima é no dia 28 de novembro, às 16h30 do horário de Brasília. Depois, terão nos dias 12 e 19 de dezembro às 16h30 no horário de Brasília. O email para tirar dúvidas é o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O formulário deve ser preenchido até o dia 14 de janeiro. Nele, precisarão estar a carta de recomendação do estudante, os documentos traduzidos, a nota do exame de proficiência em inglês TOEFL ou IELTS, além do Essay (a carta onde o candidato fala por que quer estudar fora e conta sua história de vida).

Todo o acompanhamento dos requisitos será feito pelo “Oportunidades Acadêmicas”, incluindo materiais de estudo para a prova do TOEFL ou do IELTS. Em Boa Vista, o programa fica a cargo da coordenadora da Esquina Americana, Ananda Marques, no Senac Idiomas.

Já em fevereiro o programa enviará e-mails informando quem foi pré-selecionado, para que estes enviem vídeos de acordo com o que for pedido pelo Education USA Brasil e sejam entrevistados via Skype (plataforma de chamadas por vídeo). Em março, os selecionados serão anunciados por email e também no site do programa. Até no máximo maio, todo o processo de seleção para as universidades estará concluído. Entre agosto e setembro de 2019, começam as tão esperadas aulas.

Importante ressaltar que quem não se enquadra ainda pode receber a orientação gratuita para estudo de graduação, pós e ensino médio nos EUA, indo até a Esquina Americana no Senac Idiomas. Porém, os custos da seleção já não serão incluídos.

Contemplados – Programa “Oportunidades Acadêmicas”, apoiado pelo Departamento de Estado Americano, completa 12 anos no Brasil e já beneficiou centenas de alunos. O programa tem o objetivo de apoiar estudantes qualificados e que venham de famílias de baixa renda no processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos, com o objetivo de conseguirem bolsas de universidades americanas

Em sua última edição, foram aceitos alunos em universidades como Stanford University, Babson College, Dartmouth College, Wake Forest University, UCLA, University of Pennsylvania, Brynn Mawr College e Smith College.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down