jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Como resultado da produção acadêmica de alunos e professores, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) tem se destacado em eventos regionais e nacionais, o que representa a promoção do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, principais focos dos institutos federais.

A mais recente premiação foi da ex-aluna do curso de Pós-graduação em Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos Sustentáveis e empresária do ramo do turismo, Eusilene Sousa Matos, que teve seu trabalho de conclusão de curso, intitulado “Diretrizes de Conservação da Trilha do Parque Nacional do Monte Roraima” premiado com menção honrosa, na edição 2018/19 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: atitudes que transformam o turismo.

De acordo com Eusilene, o objetivo principal do estudo é promover a sensibilização dos turistas e outros agentes envolvidos no cenário do Monte Roraima, além de propor diretrizes que visem auxiliar o poder público, quanto à fiscalização e penalização de todos os envolvidos no turismo da região, reduzindo assim o lixo que é deixado no local. Nesse contexto, esse trabalho tem uma relevância muito grande, pois incentiva toda a cadeia do turismo a incorporar o conceito de sustentabilidade em suas atividades”, disse.

Sobre a importância da pós-graduação para o aperfeiçoamento profissional, a ex-aluna do CBV diz que a qualificação contribuiu para ampliar as perspectivas de sua empresa. “Um bom profissional precisa estar em constante aperfeiçoamento para aproveitar as oportunidades que surgem no mercado, ampliando a visão e expandindo as perspectivas para a sua empresa. Assim terá condições de somar conhecimento à experiência e com isso estar sempre à frente dos seus concorrentes”, finalizou.

LIVRO – Na elaboração do trabalho premiado, Eusilene foi orientada pela diretora do Campus Avançado Bonfim (CAB) a professora Leila Márcia Ghedin, que junto com outros ex-alunos do curso publicaram, no mês de dezembro, o primeiro e-book da instituição -Destino Roraima: olhares sobre a gestão do turismo - com diversos artigos sobre o turismo em Roraima.

Leila explica que o trabalho de Eusilene fala sobre o uso turístico responsável do ambiente natural. “Para o nosso contexto este tipo de trabalho passa a ser uma importante reflexão atitudinal sobre a ação das empresas de turismo, em áreas de vida e biologia delicada. Esse tipo de trabalho mostra que a instituição e o curso de turismo estão na vanguarda das pesquisas nesta área. Atualmente, a tendência das pesquisas em turismo está na valorizacao dos atores locais, ou seja, das comunidades tradicionais que habitam esses ambientes delicados, além de mostrar aos turistas a maneira correta de se comportar nestes ambientes.

Neste sentido, o CBV, em especial o curso de turismo, mostram sua preocupação em formar profissionais alinhados com as tendências cientificas da área, além de trazer à tona a preocupação com os arranjos produtivos locais. Como professora orientadora do trabalho me senti muito satisfeita com a premiação. No entanto, o mérito é da estudante, que colheu o fruto de sua dedicação. Este tipo de reconhecimento mostra que, cientificamente, caminhamos com foco na tendência do mercado e do mundo do trabalho”, disse.

“Este reconhecimento nos trás a certeza de um grande amadurecimento na pesquisa, enquanto construção teórica e prática do fazer do nosso campus. Em se tratando de estudos, a partir da formação do tecnólogo em gestão de turismo e posteriormente com a pós-graduação, cabe ressaltar as inúmeras pesquisas e estudos gerados a partir destas formações”, enfatizou a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down