Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Impulsionado por programas do governo para facilitar o acesso de alunos ao ensino superior, o Ensino á Distância (EAD) é a modalidade que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. De acordo com dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 1 em cada 5 estudantes matriculados no ensino superior estuda à distância. Conforme esses dados, os alunos EAD chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total das matrículas no ensino superior.

O EAD é a modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. O Centro Universitário Estácio da Amazônia é uma das maiores redes de ensino superior privado do Brasil, com mais de 90 Campi e cerca de 200 polos de apoio. Em Roraima são dois polos com oferta de carreiras em todas as áreas, e cursos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade do diploma em todo o território nacional.

O MEC usa diferentes instrumentos para avaliar o ensino superior no país e os mesmos conceitos valem para cursos presenciais e EAD. A Estácio é a universidade particular número um em ensino à distância, segundo o Conceito Preliminar do Curso (CPC), um dos instrumentos de avaliação do MEC que considera a titulação do corpo docente, quantidade de profissionais, desempenho dos alunos, instalações físicas, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

De acordo com Suellen Silva, gerente comercial da Estácio Amazônia, a modalidade de ensino tem crescido no Brasil por uma série de motivos, como o fato de oportunizar maior comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais econômicas. “O ProUni, que oferece bolsas de estudos em instituições particulares incluindo a modalidade de ensino a distância, é um dos motivos”, comentou.

Cursos EAD na Estácio - A maior parte dos cursos EAD da Estácio acontece pela internet, em um ambiente conhecido como SIA (Sistema de Informações Acadêmicas). O SIA é um verdadeiro campus virtual, onde funcionam as salas de aula online. Nele, o estudante encontra tudo o que precisa para acompanhar o curso.

Além das aulas propriamente ditas, estão ali também os textos utilizados em todas as disciplinas, exercícios, áudios, vídeos, biblioteca virtual, cronograma de atividades e canais de contato como chats, fóruns e e-mails.

Mas o EAD também tem sua parte presencial. Essas atividades acontecem nos polos de apoio, que funcionam como um posto avançado da Estácio em diversas cidades. Cada polo conta com toda a infraestrutura necessária para o aprendizado, de acordo com os cursos oferecidos. Nos polos, o aluno vai cumprir atividades como aula inaugural, provas finais, apresentação de trabalhos, aulas práticas e encontros com os tutores.

Conforme a gerente, o principal diferencial da Estácio na modalidade online é a sala de aula ficar disponível para o aluno durante todo o semestre, possibilitando que este retorne aos conteúdos sempre que achar necessário. Além disso, a instituição conta com um link onde o candidato pode assistir uma aula gratuita para ter a experiência online antes de sua escolha: http://experimenteseusonho.com.br/.

Para começar, o interessado deve selecionar o seu estado e verificar se o curso pretendido está disponível em um polo de apoio presencial perto de onde mora. Escolher uma das formas de ingresso, pode ser o vestibular agendado, em que o aluno tem a possibilidade de escolher dia e horário para fazer a prova. Também é possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não sendo necessária a realização do vestibular agendado, basta fazer a matrícula. Outras formas de ingresso são a Segunda Graduação e a Transferência Externa.

Para se inscrever no vestibular basta acessar o site: www.estacio.br ou procurar uma das unidades para realização de sua inscrição. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelos telefones da Sala de matrícula: (95) 2121- 5564 e (95) 99168-1533.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down