Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

As escolas da rede estadual de ensino terão até o dia 20 de março para concluir a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar – Módulo Situação Aluno. A SEED (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) está promovendo treinamento nas escolas para a inserção dos dados no sistema Educacenso.

O Censo Escolar da Educação Básica tem início com a Matrícula Inicial. Esta é a primeira fase, com o levantamento de informações sobre o número de alunos matriculados na rede educacional de ensino. Além do número de alunos, são registrados número de escolas, turmas e professores em sala de aula.

As informações são prestadas pela escola com base nos diários de classe do professor. O gestor da unidade de ensino é o responsável pelos dados. Depois dessa primeira fase, vem a segunda etapa, com o registro do Rendimento (aprovação e reprovação) e o Movimento (transferências, falecimentos e deixou de frequentar a escola).

Em busca de garantir ao máximo a fidelidade das informações, uma equipe de técnicos da GAIE (Gerência de Avaliações e Informações Educacionais) da SEED está percorrendo os municípios do interior realizando treinamentos sobre a inserção de dados do Módulo Situação do Aluno no sistema Educacenso. O treinamento é para as escolas da sede dos municípios e também para as secretarias municipais de educação.

0503 Treinamento para o Censo Escolar2

Já foram atendidos os municípios de Uiramutã, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Caroebe, Caracaraí, Mucajaí, Iracema e Normandia. No período de 11 a 15 de março, será a vez dos municípios de Alto Alegre, Boa Vista (área rural), Bonfim, Cantá, Amajari e Pacaraima.

“Com a conclusão do Módulo Situação Aluno, os dados são consolidados e ocorre o fechamento do Censo Escolar. Os dados inseridos são muito importantes pois vão nortear todas as ações na área de educação, inclusive servindo de referência para o repasse de recursos federais”, explicou Rosalete Saldanha, gerente da Gaie, setor responsável pelo realização do Censo Escolar.

Em 2018, foram registradas 383 escolas e 72.471 alunos matriculados na rede estadual de ensino. Na área rural, são 40 escolas e 6.036 estudantes e na área indígena existem 260 escolas e 16.076 alunos matriculados.

CENSO ESCOLAR – O Censo Escolar é realizado em todo o País. Coordenado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é uma ferramenta fundamental para a compreensão da situação educacional do Brasil. Por meio do Censo, é possível realizar o monitoramento e o desenvolvimento da educação, por meio de indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), taxas de rendimento, distorção idade-série, entre outros.

Além disso, os dados coletados no Censo servem de base para estabelecer as políticas públicas na área da educação e também para o repasse de recursos oriundos do Governo Federal para o fomento das ações na área de educação. Para obter outras informações sobre Censo Escolar, acesse: www.inep.gov.br.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down