jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Desde segunda-feira, dia 11, estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) e para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict). Neste ano, serão ofertadas 40 bolsas para o Pibict, divididas entre os campi da seguinte maneira: 2 para o Avançado Bonfim (CAB), 7 para o Amajari (CAM), 16 para o Boa Vista (CBV), 4 para o Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e 11 para o Novo Paraíso (CNP).

O discente selecionado no Pibict receberá bolsa mensal no valor de R$ 400 durante os oito meses de duração do programa, contados a partir de abril de 2019. As propostas recomendadas e não contempladas com bolsas poderão ser indicadas ao Pivict – modalidade voluntária que não recebe recurso financeiro. Podem concorrer a uma das vagas os estudantes do IFRR que estiverem regularmente matriculados no ensino técnico ou na graduação e que preencherem os demais requisitos listados no tópico 4.2 do Edital 01/2019/IFRR/Propesq, DISPONÍVEL NO ENDEREÇO.

A inscrição nas duas modalidades do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica deve ser realizada pelo servidor orientador (professor ou técnico administrativo). A documentação deve ser entregue na unidade onde está realizando a proposta do projeto, além de enviada cópia digital do projeto para o setor específico do campus, conforme horário e cronograma estabelecidos no edital.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq) em exercício, professora Daniele Fujita, enumerou as vantagens de o estudante participar dos programas de pesquisa durante a vida acadêmica. “A iniciação científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o Currículo Lattes, contribua para o desenvolvimento da pesquisa e, consequentemente, da ciência, além de aproximá-lo de professores que podem ajudá-lo a iniciar uma carreira acadêmica, como um mestrado ou doutorado, por exemplo”, disse.

Daniele também falou sobre a importância dos programas para a instituição. De acordo com ela, “o resultado dessas pesquisas do IFRR, especialmente das aplicadas e/ou com potencial de geração de patente, impacta positivamente os indicadores institucionais e a sociedade em geral”.

As inscrições para os programas Pibict e Pivict se encerram no próximo dia 18. A divulgação do resultado parcial está prevista para 29 de março, e a final para 5 de abril. A vigência do programa será de 8 de abril a 6 de dezembro.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down