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A Escola Estadual Presidente Costa e Silva resolveu marcar o início do ano letivo de uma forma diferente. Para oportunizar o debate com os estudantes sobre temas relacionados à adolescência, faixa etária dos alunos do 6° ao 9° anos do ensino fundamental, e à melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar, a escola promoverá no período de 2 a 5 de abril, o I Ciclo de Palestras “Escola Acolhedora”.

Nesse primeiro ciclo serão atendidos os alunos do turno matutino e, posteriormente os alunos do turno vespertino, das turmas regulares e do Projeto Avançar (correção de fluxo).

As palestras serão ministradas por professores da própria escola, ligados às salas de apoio como Biblioteca, Recurso Multifuncional, Orientação Educacional e também por profissionais convidados, de instituições parceiras, conforme a programação do evento.

Tema – A “Escola Acolhedora” tem como meta oportunizar à comunidade escolar um ambiente mais harmonioso e prazeroso, onde o respeito, a solidariedade, os princípios éticos, revelam-se nos pequenos gestos do dia a dia, em todos os espaços sociais e na escola não poderia ser diferente.

Nela pode-se estabelecer contatos significativos no reconhecimento da existência dos outros, na atenção e no acolhimento dispensados aos alunos, professores e aos familiares, o que proporciona alegria e estimula ações positivas. Outro ponto a ser destacado com relação à importância da atitude receptiva dos gestores aos que fazem parte da comunidade, que gera benefícios nem sempre percebidos, mas que conduzem a resultados gratificantes, principalmente relacionados ao desempenho dos estudantes.

Por mais que se diga que o interesse pela escola diminuiu com o passar dos anos e que a educação ofertada hoje não atende às necessidades e aos desejos das crianças, adolescentes e jovens, para boa parte das famílias e dos alunos esse ainda é um dos principais espaços respeitados e em relação ao qual se cria uma expectativa de aprendizagem e crescimento.

“A intenção é promover um ambiente escolar saudável, que acolhe e compreende o aluno em sua totalidade. Assim, fortalecemos o sentimento de pertencimento dos alunos à escola e isso vai refletir positivamente no aprendizado, tornando-os mais engajados, participativos”, disse a gestora escolar Jeane Soares Batista Lima.

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