Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) informa que sofreu contingenciamento de 42,92% em seu orçamento para este ano. O bloqueio afetará a verba de custeio – destinada ao pagamento de despesas ordinárias, tais como, contratos de serviços continuados (limpeza, segurança, energia, água); bolsas estudantis (de Pesquisa e Pós-graduação, e de Extensão), capacitação de servidores; e investimentos (construções de obras e aquisições de equipamentos didáticos), manutenção de espaços e pagamento de pessoal terceirizado, entre outras.

A UFRR, nesses 30 anos, vem contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e científico na região norte do país. Oferta, atualmente, 48 cursos de graduação com 7.261 matriculados; na pesquisa e pós-graduação são 15 mestrados e 4 doutorados com 506 alunos; no ensino básico técnico e tecnológico são 769 alunos; na educação a distância são 673 matriculados. A UFRR oferece atividades em três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.

A mencionada se destaca por oferecer intercâmbios e promover um processo de internacionalização por meio da mobilidade acadêmica no âmbito nacional e internacional. Oferece aulas gratuitas de língua portuguesa para facilitar o processo de adaptação dos alunos estrangeiros. Além dos núcleos e unidades de pesquisa, em várias áreas de atuação, a UFRR conta com o Instituto INSIKIRAN de formação indígena, responsável por um dos projetos mais inovadores no país: a formação intercultural para professores e gestores indígenas.

O Reitor da UFRR, Prof. Dr. Jefferson Fernandes do Nascimento, adiantou que, inicialmente, estão sendo tomadas medidas administrativas para evitar as consequências do contingenciamento que se referem à restrição na aquisição de equipamentos para laboratórios didáticos; a possibilidade de aquisição de acervo bibliográfico abaixo do suficiente; descontinuidade de obras; redução da manutenção das atividades básicas; adiamento de investimentos que atrasarão a consolidação dos cursos.

A UFRR terá que buscar meios de continuar a funcionar com recursos reduzidos nos próximos meses. O bloqueio das verbas de custeio e investimento, anunciado pelo Ministério da Educação (30/04), foi de R$ 22.111.731,00 milhões e, a se confirmar, terá impacto significativo no seu funcionamento até o final do ano. A previsão orçamentária da UFRR para 2019, anterior ao bloqueio, era de R$ 51.521.316,00 ficando um montante de 25.806.685,00 para custeio e de 3.602.900,00 para investimentos, excluindo o pagamento da folha de pessoal.

Mediante a drástica redução, a universidade está unida buscando estratégias a serem adotadas para minimizar os efeitos do bloqueio orçamentário e garantir a continuidade das suas atividades fins: Ensino, Pesquisa e Extensão.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down