jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A professora de biblioteca da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Virginia Albuquerque, participará no período de 4 a 8 de setembro, no Passeio das Águas Shopping em Goiânia (GO), da Campus Party. No evento, ela apresentará um relato de experiência sobre o Programa Biblioteca Ativa, intitulado “A biblioteca escolar como ferramenta estratégica para o engajamento de crianças e adolescentes”.

A professora afirma que essa é uma oportunidade ímpar para que o Brasil conheça as boas práticas desenvolvidas nas escolas públicas de Roraima, e que o evento representa também uma alternativa para a troca de experiências, com o intuito de aprimorar o programa.

“Estou extremamente feliz em poder relatar a experiência desenvolvida na Escola Presidente Costa e Silva em um evento internacional com a dimensão da Campus Party. Me sinto honrada com o convite, uma vez que lá poderei não só apresentar o resultado de um trabalho que está tendo resultados, mas sobretudo receber críticas e sugestões para melhorá-lo e ampliá-lo, além de estabelecer uma rede de contatos com profissionais de renome, que com certeza enriquecerá nosso programa” relata a professora Virgínia.

Ela comenta que pretende “ainda sensibilizar estudantes, professores e demais profissionais sobre a importância de desenvolver projetos de forma integrada, estabelecendo parcerias que fortaleçam as ações, sempre com foco no desenvolvimento do aluno, na sua formação crítica, participativa para que eles sejam protagonistas de suas próprias histórias trilhando caminhos de sucesso em seus estudos e em suas carreiras profissionais”.

Para a gestora da escola, professora Jeane Lima as dificuldades enfrentadas no dia a dia da escola não devem representar obstáculos para o desenvolvimento de ações exitosas. “Essa participação representa uma oportunidade única, pois será possível mostrar o quanto uma escola pública pode ter projetos exitosos que ampliam os espaços de aprendizagem dos alunos na escola. É nessa perspectiva que o programa Biblioteca Ativa se destacou. Antes um local de pouco uso se transformou em um local de referência onde os alunos põem em prática sua imaginação e criatividade, através de várias atividades impulsionadoras da aprendizagem, onde de forma interdisciplinar desenvolvem a leitura, escrita, raciocínio, análise, síntese, oralidade, e outras habilidades por meio dos projetos ChocoLetras, Jornal Mural EducAção, Escola Limpa, entre outros”, disse.

A Campus Party é considerada uma imersão de pessoas que se utilizam das mais diversas tecnologias para mudar o mundo. A jornada é totalmente multidisciplinar, proporcionando desafios e atividades diariamente. É um mito dizer que apenas pessoas de tecnologia da informação se encontram no evento, uma vez que a Campus Party é considerada uma imersão para trocas de experiências, inclusive relacionadas às atividades educacionais criativas que possam servir de modelos para outras escolas.

A proposta do evento é, mesmo com o ritmo acelerado em que vive a sociedade, parar o tempo para que as pessoas possam viver dias totalmente imersivos em um ambiente propício para a inovação, troca de conhecimento e até novos negócios. Por isso a experiência em camping é descrita como inesquecível.

No local também ocorrerá o “Fórum Internacional do Futuro do Trabalho: homem ou máquina?” onde serão debatidos temas ligados à ciência e tecnologia e os impactos da revolução digital no ambiente de trabalho, com a participação de palestrantes renomados.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down