Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a comunidade indígena da Malacacheta receberão entre os dias 27 e 30 de março o I Seminário sobre Alimentação Sustentável entre os Povos Indígenas de Roraima. O evento tem como tema: "Saberes e práticas alimentares" e será composto por palestras e debates.

O objetivo da ação “é criar espaços de debates para subsídios de políticas públicas para o Estado e aproximar os detentores dos saberes tradicionais dos pesquisadores indígenas e não indígenas por meio dos encontros, debates e intercâmbios que ocorrerão durante o evento", explicou Aglaia Costa, integrante da comissão organizadora do seminário.

Estão convidados a participar das atividades: acadêmicos, professores, pesquisadores e todos aqueles interessados em saber mais sobre os saberes tradicionais indígenas, com ênfase da culinária. Aqueles que desejarem maiores informações, poderão conseguir pelo telefone (95) 99148-8435 e falar com Aglaia Costa.

Várias lideranças indígenas de Roraima são aguardadas no evento, dentre elas o coordenador geral dos tuxauas da Região da Serra da Lua, Clóvis Ambrósio, que ressaltou seu entusiasmo com o tema a ser debatido no seminário.

"Muitos indígenas estão com dificuldade de manter sua alimentação tradicional, pois com a escassez dos animais, da caça e da pesca que tínhamos antes, nós precisamos adequar a nossa alimentação a outra realidade. Devido a essa situação a gente acha interessante que ocorra essa reunião de comunidades para que possamos discutir essa situação", destacou.

O professor Carlos Cirino, coordenador local do Dinter (Doutorado Interinstitucional) de Antropologia (UFRR/UFPE), programa de pós-graduação responsável pelo evento, também falou sobre a importância da discussão em torno da alimentação sustentável.

"Teremos um debate bastante importante, em vista das dificuldades que essas comunidades enfrentam. Pois, em muitas áreas, há uma diminuição significativa da atividade tradicional, a caça, e em outras áreas existem problemas com a atividade da pesca, que tem sido bastante afetada pela poluição das águas”, ressaltou Cirino.

O professor destacou também a participação de Renato Athias, coordenador na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Dinter de Antropologia (UFRR/UFPE), na ação. O coordenador será responsável pela apresentação de palestras tanto na UFRR, quanto na comunidade Malacacheta.
As atividades na comunidade Malacacheta ocorrerão durante o dia 27 e na UFRR elas ocorrerão no dia 28, a partir das 14h, no Auditório Alexandre Borges. O credenciamento ocorrerá também no dia 28, no horário da manhã.

O I Seminário sobre Alimentação Sustentável entre os Povos Indígenas de Roraima: Saberes e práticas alimentares é uma promoção do Dinter de Antropologia (UFRR/UFPE), com o apoio do Programa de Mestrado em Antropologia Social da UFRR (PPGANTS), curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran, Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (Neasan) e Incubadora Tecnológica de Cooperativas e Empreendimentos Populares.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down