jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Programação encerra-se dia 7 de setembro, com o desfile cívico e militar

0109 abertura semana da patria2  
0109 abertura semana da patria3 0109 abertura semana da patria4 0109 abertura semana da patria5 0109 abertura semana da patria6  

Este ano o Brasil celebra 194 anos da Independência e para relembrar a importância da data para o povo brasileiro, militares do Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, planejaram uma programação para comemorar a Semana da Pátria, que se iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 1º, com o acendimento do Fogo Simbólico, que permanecerá aceso até o dia 7 de setembro em frente o Palácio Senador Hélio Campos.

A governadora Suely Campos prestigiou a solenidade de abertura e o acendimento da pira, e recordou a importância do civismo da população. “O fogo é o elemento escolhido por simbolizar o início da evolução humana e momentos como este, reafirma e incentiva o patriotismo e amor pelo nosso País”, disse.

Segundo o secretário-chefe adjunto da Casa Militar, tenente-coronel Elias Santana, este ano houve modificações na programação com intuito de chamar a atenção da população para uma reflexão cívica.

“A chama simbólica foi acessa as 6h30, na réplica do Forte São Joaquim, no 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC), e percorreu cerca de 40 km por vários bairros da capital, conduzida pelo carro de combate Urutu do Exército Brasileiro. Além do trajeto motorizado, 10 alunos dos colégios militares estaduais, tiveram a oportunidade de conduzir a pé a chama simbólica”, detalhou.

A cerimônia foi marcada pelo hasteamento do pavilhão das bandeiras do Brasil, de Roraima e do Mercosul, e o acendimento oficial da pira, que ocorreu por volta da 8h30 e foi conduzida pela guarda de honra, que contou com representantes das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica) e do sistema de segurança do Estado (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros).

Durante a solenidade de abertura, também houve a apresentação de fanfarras das escolas estaduais, Monteiro Lobato, Coema Souto Maior, Professor Mário David Andreazza, Major Alcides e Padre José Monticone.

“Esse momento significou bastante para mim, achei maravilhosa a abertura e me estimulou a refletir sobre patriotismo e respeito pelos símbolos Nacionais”, afirmou a estudante Juliana Menezes, do Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves de Carvalho.

A Semana da Pátria encerra-se dia 7 de setembro, com desfile cívico e militar na Avenida Capitão Ene Garcez, com a participação de escolas da rede estadual de ensino, entidades civis e instituições militares.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down