jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) inicia nesta terça-feira, 30 de maio, o recadastramento biométrico de 17.308 eleitores do município de Rorainópolis. Até o próximo dia 30 de junho, todo cidadão deve passar pelo procedimento obrigatório, inclusive aqueles que têm voto facultativo: analfabetos, eleitores entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos que possuem título eleitoral. Quem não comparecer terá o título cancelado. Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições gerais de 2018 em Roraima, só poderá votar quem tiver realizado a biometria.

O atendimento na sede de Rorainópolis ocorrerá no período de 30 de maio a 30 de junho de 2017, no cartório da 8ª Zona Eleitoral, localizado na avenida Francisco Reginatto, Parque Amazônia. Além da sede, os serviços serão oferecidos de 13 a 22 de junho, na escola João de Azevedo Cruz, na Vila Nova Colina. Na escola Fagundes Varela, situada na Vila Martins Pereira, os moradores receberão as equipes da biometria de 20 a 22 de junho.

O TRE-RR também irá instalar postos de atendimento na Vila Equador (escola 1º de Maio), no período de 24 a 26 de junho; e na Vila Jundiá (escola Leopoldo Campelo), nos dias 27 e 28 de junho. O horário de atendimento é o mesmo em todas as localidades, sempre das 8h às 15h.

DOCUMENTAÇÃO - Para realizar o recadastramento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver). Nas comunidades indígenas, basta apresentar uma declaração do tuxaua, comprovando o domicílio.

SEGURANÇA - A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral, por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais.

ESTATÍSTICA - Atualmente existem aproximadamente 240.000 eleitores registrados biometricamente no Estado, o que representa 73,69%, incluindo os municípios de Boa Vista (1ª e 5ª ZEs); Mucajaí e Iracema (6ª ZE); Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá (4ª ZE). No último dia 16 de maio, o TRE-RR iniciou a biometria dos eleitores de Caracaraí (2ª ZE).

“Em 2017, a Justiça Eleitoral roraimense pretende atingir a meta de 100% do eleitorado recadastrado biometricamente, atendendo os cidadãos dos municípios que ainda não passaram pelo procedimento”, ressaltou a presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos.

 

 

 

Calendário de atendimento da biometria em RORAINÓPOLIS:

Localidade

Período

Sede (Cartório da 8ª Zona Eleitoral)

30/05 a 30/06/2017

Vila Nova Colina (Escola João de Azevedo Cruz)

13 a 22/06

Vila Martins Pereira (Escola Fagundes Varela)

20 a 22/06

Vila Equador (Escola 1º de Maio)

24 a 26/06

Vila Jundiá (Escola Leopoldo Campelo)

27 e 28/06

 

0
0
0
s2smodern

logo JRH down