jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

As inscrições dos candidatos a padrinhos e madrinhas iniciam no próximo dia 10 e seguem até 19 de junho

Toda criança e adolescente tem direito à convivência familiar e comunitária pautada no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Com base nessa premissa, o TJRR - Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da CIJ - Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, assinaram na tarde ontem, quinta-feira (6), um convênio para a execução do programa de Apadrinhamento Afetivo, que visa atender às crianças que estão na instituição de Acolhimento Infantil Condomínio Pedra Pintada, localizada no bairro Centenário.

A proposta principal do programa é oferecer convivência familiar para crianças e adolescentes com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, que vivem em serviços de acolhimento institucional e possuem chances remotas de adoção ou de reintegração familiar. Com isso, a intenção é que lhes seja dada a oportunidade de se relacionarem, serem cuidadas e encontrarem referências de relações familiares que fortaleçam o desenvolvimento.

As atividades a serem desenvolvidas pelos padrinhos e madrinhas são as mais diversas, desde passeios e viagens, até levar os afilhados para passar um fim de semana em casa e participar da vida escolar deles.

Para o coordenador da CIJ, o juiz Parima Dias Veras, a ação é positiva, partindo da perspectiva de que as crianças institucionalizadas poderão ter a experiência de convivência familiar e partir disso, fortalecer os laços psicossociais e construir um projeto de vida.

“Por mais que o Condomínio Pedra Pintada seja uma instituição de excelência, têm necessidades que vão além do institucional e profissional. É aí que entra o apadrinhamento afetivo, são esses laços de carinho fraterno que precisam ser reatados ou atados na vida dessas crianças e adolescentes”, observou.

A prefeita de Boa Vista, Tereza Surita, destacou que as experiências que as crianças vivenciam na primeira infância, ficam marcadas para sempre, por isso a necessidade desse tipo de iniciativa. “Projetos como estes, que levarão laços de afeto e carinho a elas, com certeza marcam positivamente a vida delas”, comentou.

Para participar, pessoas e famílias precisam cadastrar-se, receber capacitação, permitir que seja feito do estudo multidisciplinar (entrevistas, visitas domiciliares) por equipe técnica da instituição de acolhimento e, posteriormente, receber autorização da Justiça para que possam conviver com as crianças institucionalizadas.

COMO SE CADASTRAR - De 10 a 19 de junho serão feitas as inscrições dos candidatos a padrinhos e madrinhas. O cadastro será feita na própria instituição do Pedra Pintada, localizada na rua Valmir Sabino de Oliveira, número 17, no bairro Centenário.

É exigida a apresentação de cópia da Identidade, do CPF, comprovante de residência, além de Certidão de Antecedentes Criminais do candidato a padrinho/madrinha e dos demais integrantes do núcleo familiar maiores de 18 anos; e no caso de casais, Declaração de Concordância do cônjuge e/ou do companheiro. Contato para obter outros detalhes pelo telefone 36236722.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down