jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Um dia atípico para os moradores de São Luiz do Anauá, região sul do Estado, que receberam sábado (24/8), ações de cidadania, saúde e direito do consumidor de energia elétrica. A iniciativa fez parte de um esforço conjunto entre o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca daquele município e a empresa Roraima Energia.

Segundo o Promotor de Justiça Substituto de São Luiz, Felipe Hellu, a ação idealizada em parceria com a empresa Roraima Energia, representa um marco importante na garantia dos direitos dos consumidores de energia elétrica no sul do Estado, que sofreram durante anos com o péssimo serviço prestado aos moradores.

“O evento valoriza efetivamente o consumidor, que é o grande protagonista dessa relação de consumo. O Ministério Público está de portas abertas aos moradores para atender, não só essas demandas, como todas inerentes à nossa atuação”, destacou o Promotor de Justiça, ao lembrar que a prefeitura do município está realizando a troca de lâmpadas por novas luminárias de Led, após intervenção do MP.

Atualmente, a energia fornecida aos moradores de São Luiz, Baliza e Caroebe vem da usina hidrelétrica de Jatapu. Além de outros fatores, a mudança se deve aos esforços de mais de uma década do Ministério Público, por meio de medidas judiciais e extrajudiciais, para que os moradores tivessem uma energia de qualidade.

A melhora na qualidade do serviço de energia elétrica também foi observada pela moradora da cidade Mirian Rodrigues, 50 anos. Há 22 anos morando em São Luiz, ela conhece bem a realidade do serviço prestado à comunidade. "Tínhamos muitas quedas de energia, mas nos últimos meses depois da interligação houve uma melhora", destacou.

2608 Ministerio Publico orienta consumidores em Sao Luiz1

Designado pela Procuradoria-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Márcio Rosa ministrou palestra sobre os direitos dos consumidores de energia elétrica. Na ocasião, também conversou com os moradores sobre o papel da Instituição na defesa e garantia dos direitos coletivos e indisponíveis.

"A iniciativa é bastante positiva porque atende e mostra a participação da comunidade num evento com diversas ações, mas o Ministério Público entende que essa qualidade no serviço de energia prestado aos moradores deve ser contínua", concluiu.

Cerca de mil pessoas foram atendidas durante a ação realizada na Escola Estadual Professor Alan Kardec Dantas Haddad, localizada na sede no município São Luiz.

Além do MPRR e Roraima Energia, participaram da ação a Defensoria Pública do Estado de Roraima, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Conselho de Consumidores, Procon Assembleia, Prefeitura Municipal de São Luiz, Liga Roraimense de Combate ao Câncer e Associação de Moradores do Asa Branca.

SERVIÇOS OFERTADOS

1 - Ação de educação nas escolas sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo de energia eficiente;
2 - Palestras sobre direito do consumidor e saúde do homem e da mulher;
3 - Serviços voltados ao consumidor, como parcelamento de contas de energia, cadastramento na Tarifa Social, orientações quanto ao direito do consumidor de energia, além de corte de cabelo, ações voltadas à beleza da mulher, recreação infantil e cinema para as crianças;
4 - Atendimentos médicos com clínico geral e mastologia, além de exames, vacinação, aferição arterial e teste de glicemia.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down