jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aquisição de equipamentos é uma prioridade da Sesau, houve pouco investimento na área nos últimos anos

2806 UTI neonatal 2A Unidade de Terapia Intensiva – UTI neonatal do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth vai ganhar novos equipamentos. Com investimento de mais de R$ 51 mil, foram adquiridos 6 aparelhos de fototerapia (para o tratamento de icterícia) e 14 oxímetros (para o teste do coraçãozinho). A unidade receberá também novos reanimadores, berços aquecidos e comuns, incubadoras, ressuscitadores e aparelhos para aferição de pressão e glicemia nos próximos dias.

Os equipamentos de fototerapia, que serão instalados na unidade nos próximos dias, vão ser acrescidos aos que já existem na unidade. No ano passado foram adquiridos quatro aparelhos de fototerapia, e agora a unidade vai contar com um total de 10 equipamentos. Já os oxímetros de pulso estão sendo adquiridos agora.

A coordenadora-geral de Urgência e Emergência, Helenira Macedo, destacou que a manutenção predial e aquisição de equipamentos é uma prioridade nesta gestão. “O objetivo é investir no parque tecnológico das unidades, que estavam obsoletos, tendo em vista o pouco investimento no HMI nas gestões anteriores”, pontuou.

O exame de oximetria de pulso ou teste do coraçãozinho, como é mais conhecido, mede a oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do recém-nascido com o uso de um aparelho chamado oxímetro. Ele é capaz de diagnosticar doenças graves no coração. Já a fototerapia trata a icterícia neonatal, doença que deixa o tom de pele amarelado e afeta grande parte dos recém-nascidos.

INVESTIMENTOS – Desde 2015, a gestão tem investido em novos equipamentos hospitalares para a maternidade. Só neste ano, a unidade recebeu aproximadamente 150 equipamentos novos, além de um aparelho de raio-X com sistema de revelação digital. O investimento foi de cerca de R$ 500 mil em equipamentos para atender o Centro de Parto Normal e a Emergência da maternidade, além da Casa da Gestante.

Os equipamentos adquiridos atendem às necessidades técnicas e de humanização do processo que envolve o antes, durante e o depois do parto. Entre os itens já adquiridos estão uma incubadora, reanimadores neonatais, sonares manuais e de mesa (equipamento usado para monitoramento dos batimentos cardíacos fetais), desfibriladores, cardiotocógrafo (monitora o batimento cardíaco fetal, principalmente em gestações de alto risco), monitores, camas PPP (pré-parto/parto/pós-parto), mesas ginecológicas, estetoscópios, berços específicos para uso hospitalar, cadeiras de rodas e para banho, dentre outros equipamentos.

Também foram adquiridos itens como armários, mesas auxiliares, longarinas, lixeiras, banquetas para parto humanizado, bolas para auxiliar no trabalho de parto, biombos, kits para nebulização, dentre vários outros.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down