jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Ela ajudou na promoção da saúde e apoiou ações de prevenção e combate ao câncer

0408 Suely e os PerinO Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), que está prestes a ser inaugurado pelo Governo do Estado, terá o nome da empresária Maria Luiza Castro Perin. A homenagem foi comunicada pela governadora Suely Campos, quarta-feira, 3 de agosto, durante reunião no Palácio Senador Hélio Campos com o marido da empresária, Vitor Perin e seu filho, Vitor Hugo Castro Perin.

A empresária faleceu este ano, vítima de câncer. Em vida, ela apoiou ações de prevenção e combate à doença, atuando junto à Liga Roraimense de Combate ao Câncer. "A Luíza dedicou parte da sua vida à luta contra o câncer, ajudando financeiramente e na organização de eventos beneficentes. Essa é uma homenagem justa, pois reconhece o trabalho dessa mulher que também foi servidora pública estadual durante muitos anos e uma empreendedora de sucesso, gerando emprego e renda para muitas famílias", disse a governadora Suely Campos.

O marido e o filho da empresária demonstraram satisfação com a notícia e disseram que é um grande orgulho ter o nome da familiar em uma instituição tão importante para a saúde da mulher no Estado.

"Para nós, é uma honra ter o nome da Luiza no Centro de Referência da Mulher. Ela viveu 37 anos em Roraima e sempre acreditou muito nesse Estado, se envolvendo com a causa do combate ao câncer desde que a mãe dela faleceu, em 1982", disse Vitor Perin.

Luiza e a mãe tiveram o mesmo tipo de câncer no estômago. A empresária lutou contra a doença durante dois anos, conciliando o tratamento com o trabalho e o cuidado dos três filhos.

Paraense, ela chegou em Roraima em 1979, para trabalhar como economista na Secretaria de Planejamento do então Território Federal de Roraima. Casou em 1982 com Vitor Perin e, juntos, fundaram um dos maiores empreendimentos nos setores de eletrodomésticos e automóveis do Estado, empregando cerca de mil pessoas. Ela faleceu em maio, aos 62 anos.

CRSM – Com aproximadamente 350 pessoas atendidas por dia em mais de 30 serviços, o Centro de Referência ganhará uma sede nas próximas semanas. A unidade funcionará na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1632, no bairro Aparecida, onde antigamente funcionava a Residência Médica, que foi totalmente reformada e será equipada para receber a unidade. A instituição funciona há 12 anos no prédio anexo ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Com o espaço novo será possível ampliar alguns serviços da unidade, como o tratamento odontológico para gestantes e realização de palestras de educação familiar em geral, desde educação sexual até orientação para tratamentos de doenças.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher disponibiliza vários serviços relevantes à prevenção e tratamento. Realiza o acompanhamento pré-natal de alto risco e disponibiliza várias especialidades médicas, como mastologia, pediatria, endocrinologia, urologia. São disponibilizados também atendimentos com nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, além de uma ampla gama de exames e procedimentos.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down