jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Duas empresas foram credenciadas para atender à população com 72 itens distintos

1208 entrega protesesDesde que as doações de próteses e órteses foram retomadas pelo Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD), desenvolvido no Núcleo Estadual de Reabilitação Física 5 de Outubro (Nerf), 84 pessoas já foram atendidas. O programa ficou cerca de três anos parado e foi retomado no início deste ano, garantindo itens essenciais à reabilitação física desses pacientes, a fim de preservar e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

A iniciativa atende a grande demanda de pessoas com deficiência que procuram o PAPD. As próteses são dispositivos que substituem total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido. Já as órteses são dispositivos auxiliares. Até o momento, foram credenciadas duas empresas especializadas na confecção dos dispositivos. São 72 itens distintos, que abrangem todos os tipos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Nerf desenvolve ações em benefício da reabilitação, com enfoque na área ortopédica. Os serviços são realizados em regime ambulatorial diariamente por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social, médico fisiatra, médico ortopedista, psicóloga e enfermeira.

Dentro da estrutura organizacional do Nerf é realizado o PAPD, no qual é feito o cadastramento da pessoa com deficiência, definindo critérios e fluxos para dispensação de órteses, próteses e outros insumos. O programa atende a todos os municípios de Roraima, em todas as faixas etárias tendo, atualmente, 2.310 pessoas cadastradas.

“O programa busca melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando maior autonomia nas atividades de vida diária e uma adaptação à nova situação de vida, devido à limitação funcional, melhorando a convivência no âmbito familiar e social”, explicou o diretor do Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau, Edson Polazzo.

PAPD – Para adquirir órteses ou próteses, o paciente ou responsável deverá comparecer ao PAPD, localizado no Nerf, que fica na Av. Ataíde Teive, 6459, no bairro Nova Canaã. É necessário estar munido de fotocópia de RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS, comprovante de residência e solicitação médica com diagnóstico para cadastro no programa. Com a indicação médica, os pacientes se dirigem à clínica credenciada escolhida e tiram as medidas necessárias para a confecção.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down