jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Agora serão diminuídas as perdas e assegurada a eficácia, sobretudo na entrega de medicamentos

1909 Garantia na entrega de vacinasOs representantes das coordenações municipais de imunização não precisarão mais, a partir de agora, deslocarem-se para a capital para buscar as vacinas repassadas pelo Ministério da Saúde. Para suprir essa dificuldade, o governo do estado adquiriu um veículo para fazer a entrega destes itens nos municípios, com toda a estrutura necessária para garantir a eficácia das vacinas.

De acordo com Daniela Souza, coordenadora geral de Vigilância em Saúde, antes dessa aquisição, os profissionais da gestão municipal tinham que se deslocar até o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) – instituição responsável por esta distribuição, localizado na capital –, para ter acesso aos imunobiológicos. Estes itens eram transportados em recipientes de isopor, utilizando um veículo não adequado. “Por causa da distância e pouca logística, os municípios possuíam dificuldades ao transportar as vacinas, o que comprometia a qualidade do produto", explicou.

Diante disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) adquiriu um veículo equipado com refrigerador, que evitará a perda de vacinas durante a distribuição, ao assegurar a qualidade e controle até o momento de sua aplicação. A medida faz parte do aprimoramento da Rede de Frio, que é o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.

“Com o novo veículo, poderemos ter um controle maior do processo de armazenamento, distribuição e transporte de vacinas aos municípios garantindo a qualidade dos imunobiológicos”, destacou Daniela Souza.

O caminhão foi adquirido com incentivo financeiro de R$ 253 mil do Ministério da Saúde, com base na portaria n° 2.682/2013, que estabelece o repasse financeiro para fomento e aprimoramento das condições de funcionamento da Rede de Frio no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O veículo ficará sob responsabilidade da Sesau, que também cuidará da manutenção e fornecimento de combustível do automóvel, uma vez que cabe ao Estado a responsabilidade em coordenar as ações, distribuir as vacinas e analisar os dados locais para o governo federal dentro dos prazos estabelecidos.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down