jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

1710 Outubro Rosa 3A Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças promove uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa, no período de 17 a 21, tanto para servidoras da Pasta, como para os contribuintes do atendimento ao público. A iniciativa visa principalmente alertar as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde, o Câncer de Mama e a realização de exames preventivos.

A ação conta com diversos parceiros, entre eles, os acadêmicos de Farmácia da Faculdade Cathedral, técnicos em Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), técnicos e psicólogos da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC). Todos os dias, a abertura das atividades está a cargo do Instituto Boa Vista de Música (IBVM).

Todos os dias da semana, as servidoras e visitantes terão a sua disposição o teste rápido de glicemia e aferição de pressão. Na terça-feira e quarta-feira, dias 18 e 19, técnicos e psicólogos da Liga Roraimense darão uma palestra sobre autoestima, A importância da família no tratamento e Prevenção ao Câncer de Mama. Na quinta-feira, 20, advogado da OAB fará uma palestra sobre os direitos dos portadores da doença.

No encerramento que ocorrerá na sexta-feira, 21, contará com a presença de um professor de Educação Física com ginástica laboral, palestra sobre a atividade física na prevenção ao Câncer. Além disso, terá entrega de lembrancinhas, um esmalte e uma lixa, para as servidoras e contribuintes presentes no dia.

Para a servidora, Glícia Costa, uma das organizadoras da ação, o momento é de mobilizar todos por uma causa nobre. “Todo ano fazemos algo nessa época, mas de uma forma mais reservada e restrita. Esse ano resolvemos estender para toda a secretaria e também para os contribuintes que vem para resolver alguma pendência aqui no prédio. Está tudo enfeitado para realmente mostrar para todos a necessidade de um olhar especial para a questão do Câncer de mama”, disse.

O secretário adjunto da pasta, Roberto do Nascimento, frisou o quanto é importante apoiar a campanha, visto que a secretaria dispõe de um grande número de mulheres a serviço do município. “Estamos no mês em que todos os olhares se voltam para a questão da saúde da mulher. Grande parte da nossa secretaria é composta por servidoras e não poderíamos deixar esse mês passar em branco”, disse ele.

A CAMPANHA - Outubro Rosa é um evento de conscientização voltada às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down