Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

2311 Semana do doador de sangue 2Dados do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) indicam que 2,2% da população de Roraima doa sangue regularmente. Embora esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o número precisa melhorar.

Embora existam 50 mil pessoas cadastradas no Hemoraima, apenas 11.305 se candidataram a doar regularmente nos últimos 12 meses. Destes, somente 9.281 estavam aptos. A maioria dos doadores é do sexo masculino, sendo 64,16% do público total. Os homens podem doar sangue a cada três meses e as mulheres a cada quatro.

Nos últimos 12 meses, 5.384 novos doadores foram registrados na unidade e o desafio é que eles se tornem regulares. “O nosso desafio é que eles continuem doando sempre, porque o estoque tem que se manter estável para atender a demanda que pode aumentar a qualquer momento”, explicou a assistente social do Hemoraima, Edna Félix.

SEMANA DO DOADOR – Nesta terça-feira (22), foi realizada uma blitz educativa com a participação de jovens do projeto Cidadão do Futuro, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para sensibilizar novos possíveis doadores.

Também foi realizada uma parceria para doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Como forma de homenagear as pessoas que dedicam como voluntários doadores, o dia 25 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Roraima, a programação vai além da data comemorativa e terá uma semana inteira de atividades, promovida pelo Hemoraima.

Quem quiser se tornar um doador pode comparecer ao Hemoraima de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, no bairro Aeroporto (próximo ao Hospital Geral de Roraima).

Para ser doador basta ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados dos pais), pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado.

Outras recomendações são não ingerir alimentos gordurosos, nem fumar até 2h antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriadas não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Também é necessário levar documento com foto para que a doação seja oficializada.


Confira a programação da Semana do Doador

Quarta-Feira 23/11

· Panfletagem, pela manhã, em parceria com o Grupo Tempo de Inovar em frente ao Hemocentro com inicio às 9h
· Doação de sangue em parceria com o Grupo Tempo de Inovar
· Atendimento do público para doação de sangue

Quinta-Feira 24/11

· Panfletagem, pela manhã, em parceria com a Emap (Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz) em frente ao Hemocentro com inicio às 9h
· Atendimento do público para doação de sangue

Sexta-Feira 25/11

· Panfletagem, pela manhã, em parceria com o Detran/Cidadão do futuro em frente ao Hemocentro com inicio às 09:00 hs
· Programação musical em parceria com a Emap
· Atendimento do público para doação de sangue
· Sorteio de sanduíches em parceria a Black Truck
· Entrega dos certificados aos parceiros no período da tarde (16h30)

Sábado 26/11

· Coleta extra em parceria com a Igreja Presbiteriana das 07h às 13h

0
0
0
s2smodern

logo JRH down