Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Em uma ação inédita no país, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau está treinando fisioterapeutas sobre aplicação de fisioterapia em pacientes com manifestações crônicas de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O treinamento é realizado durante a Semana Estadual de Atualização Técnica para Vigilância das Endemias, acontece desde a última segunda-feira (20/11), e segue até a próxima quinta-feira (23).

O evento é realizado na Escola Técnica de Saúde do SUS – Etsus, ministrado por uma equipe de especialistas do Ministério da Saúde. Foram convidados profissionais da saúde de todos os municípios, da área médica e de enfermagem. Os fisioterapeutas são novidade e foram incluídos devido às fortes dores nas articulações causadas pela chikungunya.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, explicou que o aumento no número de pessoas com chikungunya no Estado evidenciou a necessidade de realização de treinamentos. “Os fisioterapeutas não estavam acostumados a atender pessoas com esta doença. A partir de uma iniciativa nossa, a capacitação pelo Ministério da Saúde vai auxiliar os profissionais de saúde sobre a melhor maneira de tratar e reduzir as dores destes pacientes”.

ENDEMIAS - Médicos e enfermeiros também recebem as capacitações sobre controle clínico de endemias como dengue, chikungunya, zika, malária, leishmaniose, esquistossomose, febre amarela, tracoma, doença de chagas, hanseníase, tuberculose, cólera, gripe e sarampo.

0
0
0
s2smodern

Boa Vista

PUBLICIDADE

feijoada zi

logo JRH down