Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) encerrou nesta terça-feira (17) mais uma etapa de mutirão de cateterismo, no CCDI (Centro de Cardiologia de Diagnóstico por Imagem). A ação iniciou-se no sábado (14) e cumpriu a meta estabelecida que foi atender 25 pacientes sejam nesta que foi a terceira etapa deste tipo de procedimento, totalizando 86 exames já realizados em 2018.

Os médicos Luís Carlos Vieira, que veio de Brasília, Marcelo Nakashima e Mauricio Nakashima, foram os responsáveis pelos exames feitos na unidade, acompanhados de uma equipe de enfermagem e de apoio, que trabalharam durante esses 4 dias.

Segundo a diretora do CCDI, Fátima de Jesus, o objetivo do mutirão é diminuir o número de internos que aguardam pelo exame no setor de Cardiologia do HGR (Hospital Geral de Roraima). “É um mutirão ímpar, porque a maioria dos pacientes estão internados no HGR. Com isso, liberamos leitos no Bloco E da Cardiologia”, disse.

O diretor de políticas de apoio ao diagnóstico de imagem, Tarcíso Costa explica que benefícios o exame pode trazer. “Esse procedimento pode evitar complicações graves, como a estenose aórtica ou até mesmo um infarto, então é como se fosse uma pequena cirurgia”.

Costa informou ainda que há previsão de mais uma edição durante o mês de maio, a fim de atender os pacientes que precisam desse exame.

EXAME - O cateterismo é um exame que consiste na avaliação de vasos sanguíneos e do coração, e é feito utilizando um tubo flexível, conhecido como cateter. O cateter então busca alguma anomalia em veias e artérias que possam causar alterações no coração, válvulas e músculo cardíaco. O exame tem duração de no máximo 30 minutos, e seu diagnóstico é dado em questão de algumas horas.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down