Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Unidade promove ações para que as emoções e vontades da mulher sejam respeitadas durante o parto

Por dia, nascem cerca de 30 bebês no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Graças às ações para humanização do parto, as gestantes podem ter a tranquilidade de que seus filhos virão ao mundo da forma mais saudável para o bebê e segura para a mãe.

Conforme David Galvão, enfermeiro obstetra da unidade, o parto humanizado consiste em oferecer à mulher a melhor maneira para ela ter o bebê, respeitando vontades, tendo sensibilidade com os desejos da paciente e proporcionando o contato “pele a pele” da mãe com a criança logo após o nascimento. "O cordão umbilical não é cortado de imediato, proporcionando um momento ímpar de vínculo entre a mãe e o recém-nascido", acrescentou.

Segundo ele, são respeitadas as emoções da mulher, e valoriza-se o vínculo entre ela e o acompanhante. "O parto é uma experiência muito íntima e precisa ser prazeroso para a mãe”, disse.

Outro indicador de humanização do parto é o baixo índice de episiotomia (corte realizado na região do períneo para ampliar o canal do parto). O procedimento é feito atualmente em apenas 8% dos casos, uma vez que o Ministério da Saúde recomenda que não seja rotina.

Como parte da estratégia do parto humanizado, as pacientes têm direito a um acompanhante de sua escolha, suporte da bola suíça (técnica utilizada para reduzir o desconforto pré-parto), chuveiro quente, banquetas (caso a mãe queira ter o bebê sentada) e jardins para que possam caminhar enquanto esperam a chegada do neném. A unidade também possui uma banheira, que pode ser utilizada se a mãe quiser fazer o parto na água.

As mães contam ainda com uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro obstetra, psicólogo, fisioterapeuta e pediatra. “Eu não esperava que o atendimento fosse dessa forma, devido às coisas que ouvi sobre o parto normal. O apoio e preocupação da equipe me passou confiança e isso me deixou mais confortável”, conta a paciente Silvia de Oliveira, atendida na unidade.

VISITA ANTECIPADA – Faz parte do parto humanizado, ainda, oferecer informações e tirar todas as dúvidas das mulheres. Por isso, o HMI possui um serviço no qual as futuras mães podem agendar uma visita para conhecer a unidade, juntamente com o acompanhante.

Além de sanar as dúvidas sobre o parto, os pais podem se ambientar tanto com a equipe quanto com a maternidade. Para solicitar a visita, basta ir até a direção geral do HMI, ou ligar para o telefone 4009-4924.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down