Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

É um tipo de câncer bastante agressivo, o que faz da prevenção a maneira mais eficaz de conseguir a cura

Quando ouvimos alguém dizer que “prevenir é melhor que remediar”, vem logo aquela ideia de uma frase pronta, sem efeito prático. Algo dito “da boca pra fora”. Mas quando o assunto é a saúde, ela passa a fazer todo o sentido, principalmente em relação à prevenção de doenças agressivas como o câncer.

O mês de julho foi escolhido para intensificar as ações de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço. De acordo com Ragly Rossi, médica cirurgiã de cabeça e pescoço, e coordenadora da campanha Julho Verde em Roraima, esse é um tipo de câncer agressivo, e quanto mais cedo o diagnóstico precoce maior a chance de cura.

“Tabagismo, sexo oral sem proteção, a falta de hábitos saudáveis em relação à alimentação e exercícios físicos e falta de cuidados com o sol, são fatores de risco que podem ser evitados como forma de se prevenir contra esse tipo de câncer”, explicou Rossi.

Mas quando a doença já começa a dar os primeiros sinais, como uma rouquidão que persiste por mais de três semanas, lesões em cavidade oral, caroço no pescoço que não diminuiu nem teve cura, sem qualquer outra doença associada, lesões de boca ou de pele nessa região, é a hora de procurar auxílio médico.

“O primeiro passo é procurar o médico que se tem à disposição, seja num posto de saúde ou em outra unidade. A partir daí é feito o encaminhamento para um especialista, que dará continuidade ao tratamento”, completou Ragly Rossi.

ATENDIMENTOS – Na próxima segunda-feira, 23, será realizado um dia inteiro de atendimentos de triagem voltados à prevenção a esse tipo de câncer, na CECM (Clínica Especializada Coronel Mota). “Quem tiver algum dos sintomas pode procurar o Coronel Mota. Não é preciso marcar consulta, mas o atendimento será por ordem de chegada. Pela manhã, a partir das 8h, e à tarde a partir das 15h”, explicou a cirurgiã Ragly Rossi.

Na quinta-feira, 26, os atendimentos serão realizados da mesma forma, mas somente no período da manhã, também na CECM. À tarde, a partir das 13h a ação será no Hospital Infantil Santo Antônio.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down