Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Rádios de todo o país estão engajadas na corrente para prevenção

Você sabia que por ano ocorre mais de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil? E é diante desse alarmante dado que, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC e suas 54 filiadas espalhadas por todo o território nacional entram em campo para divulgar, através das rádios de todo o país, informações para a prevenção.

Além de alertar aos pais e responsáveis sobre detalhes quem na maioria das vezes, passam despercebidos no dia-a-dia, os spots da Coniacc visam diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais à cura.

Através do diagnóstico antecipado, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% dos pacientes acometidos pela doença poderão ser tratados adequadamente com a descoberta feita ainda no início. Apesar dos dados, segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar mediante a descoberta tardia.

Ainda de acordo com o INCA, da mesma forma que acontece em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer está como primeira na lista das causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Para o presidente da CONIACC, Rilder Campos, há uma necessidade real e imediata de se falar sobre o diagnóstico precoce. “É muito importante que a sociedade no geral crie uma cultura de atenção voltada para o câncer infantojuvenil. O câncer acomete todas as classes sociais, sem distinções, portanto torna-se um problema de todos, de toda a sociedade e é através do diagnóstico precoce que a cura se torna possível”, enfatiza Rilder Campos.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down