Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O mês de dezembro é dedicado à prevenção e diagnóstico do câncer de pele e para auxiliar a população, em todo o Brasil é realizado o movimento Dezembro Laranja. Neste sábado, 1º de dezembro, será realizada uma ação, fruto da parceria entra a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), e a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), com o tema “Se exponha, mas não se queime”.

Serão ofertadas consultas dermatológicas para diagnóstico de câncer de pele, além de serviços ambulatoriais e biópsias. A programação será gratuita e aberta à população, das 8h às 12h, na CECM.

Em Roraima, foram registrados 360 casos de câncer de pele nos últimos dois anos, o que faz o Estado ser o que mais registra casos da doença no Brasil. “O maior número de casos de câncer no país é o de pele. Por isso nesse sábado mobilizamos os dermatologistas para atender pelo menos 500 pessoas na ação”, disse Ana Paula Vitti, dermatologista e umas das coordenadoras da campanha.

SINTOMAS E PREVENÇÃO – Entre os sintomas do câncer de pele, estão lesões que podem passar despercebidas, como uma mancha ou ferida que não cicatriza, apresentando coceira ou sangramento.

Esses sinais podem ser acompanhados de nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abdominais e de cabeça, por exemplo. “Ao perceber qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar um médico imediatamente, pois quanto antes for detectado, maiores as chances de cura”, completou Ana Paula.

A principal recomendação para se proteger dos raios solares é o uso diário do protetor solar, com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV (ultravioleta) e roupas que cubram boa parte do corpo, também estão entre as medidas de prevenção, bem como manter uma boa hidratação corporal.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down