Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Estão previstos mais de 1,6 mil atendimentos oftalmológicos e odontológicos a indígenas de quatro etnias na TI Raposa Serra do Sol

A população da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima, recebe um reforço na assistência na área da saúde a partir desta segunda-feira (29). O Ministério da Saúde realiza a Ação Clínica Odontológica e Oftalmológica, com oferta de 1.660 atendimentos oftalmológicos, clínica médica e odontológica para indígenas de quatro etnias da região. A ação acontecerá até 4 de maio na Unidade Básica de Saúde da Raposa, âmbito do DSEI Leste de Roraima, voltada para os Polos Bases: São Francisco, Camará, Bismark, Raposa1 e Raposa Napoleão.

Estão previstos 900 atendimentos oftalmológicos entre clínica e exames, 700 procedimentos odontológicos e a oferta de 60 próteses odontológicas. Os atendimentos serão conduzidos em parceria com a Associação Médicos da Floresta/AMDAF e permitirão, também, exames padrões: acuidade visual, auto refração, biomicroscopia, fundoscopia, ceratometria, retinoscopia e tonometria, exames para óculos, como teste de refração, exames pré-cirúrgicos, como biometria (cálculo de lente intraocular) e exames clínicos.

A operação faz parte do Programa SESAI em Ação, do Ministério da Saúde, e a identificação dos atendimentos necessários, que permitiu o planejamento da ação, foi feita previamente pelos profissionais de saúde indígena do DSEI Leste de Roraima. Esses profissionais são também responsáveis pela logística, que vai permitir o deslocamento da população indígena a ser atendida, para a área do DSEI Leste de Roraima.

AÇÕES ESPECIAIS – Neste mês de abril foi feita uma expedição ao Noroeste do Amazonas que realizou três mil atendimentos de saúde em diferentes especialidades e 300 cirurgias oftalmológicas, beneficiando indígenas da Aldeia Cartucho, no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM). Outras expedições deverão ser realizadas ainda neste ano, envolvendo a colaboração da Marinha, Exército, Aeronáutica, Funai, Universidades, OPAS e as entidades parceiras Expedicionários da Saúde, Doutores sem Fronteiras, Médicos da Floresta, entre outras.

Essas ações compõem o projeto que integra o Programa SESAI em Ação, o qual visa apoiar a oferta de serviços de atenção especializada e complementar à atenção básica em áreas de difícil acesso. São fundamentais para garantir atendimento das populações mais distantes, que tem dificuldades para acessar o atendimento de saúde e receber o tratamento adequado. As ações especiais viabilizam, em termos de recursos e logística, o atendimento aos indígenas que ficam em áreas muito afastadas dos distritos de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

0
0
0
s2smodern

logo JRH down