jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a SBIBAE - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, está dando continuidade às atividades de implantação do projeto PlanificaSUS - Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção primária à Saúde, conforme proposta do Conass - Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Após a fase preparatória do PlanificaSUS, realizada em Roraima em 15 de julho deste ano pelo Governo do Estado e o Conass, está sendo realizada agora a Etapa I. As oficinas ocorrem durante toda esta semana no Estado, no auditório e 24 salas da Faculdade Estácio Atual, localizada no bairro União.

A oficina do PlanificaSUS ocorre em toda região centro/norte do Estado de Roraima, que compõe os municípios de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Amajari, Mucajaí e Alto Alegre, realizando concomitantemente a Etapa I da Planificação do Sus. A ação segue até esta sexta-feira, dia 23.

“Está sendo uma semana inteira de debates, discussão, produção e de informações que serão úteis para a capital e para os municípios, no seu planejamento e reorganização do sistema de saúde local”, enfatizou Namis Levino, coordenador do PlanificaSUS em Roraima e consultor técnico da Sesau.

O coordenador explica também que essa oficina tem como objetivo treinar os servidores de saúde do Estado, com a importância de conseguir organizar melhor o processo de trabalho entre a atenção primária e a atenção especializada, voltada para a linha de cuidado ao paciente e, assim, poder ofertar um serviço do SUS com mais qualidade.

2108 PlanificaSUS 3

Para a assessora da Semsa - Superintendência da Atenção Básica do Município de Boa Vista, Ana Carolina Santos, a iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e dos municípios, no intuito de melhorar a rede de atenção à saúde, é muito importante.

“Acredito que é uma tentativa muito válida, muito proveitosa e que vai dar certo, porque nós vamos construir com os profissionais de saúde a Planificação do SUS em nosso município de Boa Vista e acredito que em todos os municípios do Estado”, frisou Ana Carolina.

De acordo com a secretária de Saúde do Estado, Cecília Lorenzom, a Sesau tem um grupo de técnicos que coordena todas as ações que fazem parte do cronograma de implementação do programa PlanificaSUS em Roraima. “O grupo é composto por oito técnicos da Sesau. Nele está incluído o secretário de Saúde, que preside o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Roraima [Conasems]; a representação da Sesau e, em cada município, existe um representante do PlanificaSUS, com um tutor cada um”, explicou.

Etapas do PlanificaSUS

Na Etapa Preparatória, foi ministrado em sala de aula o Nivelamento Conceitual sobre o que é PlanificaSUS, para que todos os servidores da saúde pudessem compreender o que é a Atenção Primária à Saúde; o que é Rede de Atenção à Saúde; e que modelo é esse que está sendo proposto, para que os servidores da saúde municipais e do Estado possam superar as dificuldades do atual modelo SUS vigente.

Já nesta Primeira Etapa, que ocorre nesta semana (de 19 a 23 de agosto), são trabalhados workshops com o público da Atenção Primária, com os profissionais da Atenção Especializada da Mulher e da Criança, que trazem a linha de cuidado que o Governo do Estado definiu como prioridade neste momento; a Linha de Cuidado Materno Infantil, com outros profissionais dos pontos de atenção da rede, tais como: hospitais, gestões municipais e estadual, com o tema geral que é "Rede de Atenção à Saúde Como um Todo"

2108 PlanificaSUS4

0
0
0
s2smodern

logo JRH down