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Os moradores do município de Iracema, no sul do estado, contarão a partir dessa quarta-feira (2), com um Posto Avançado do Instituto de Identificação. A unidade funcionará na modalidade online, e será inaugurado às 11 horas. A ação é uma parceria com a Prefeitura daquele município e vai funcionar no Espaço Múltiplo Uso, localizado na Rua Antônio Rosa, Centro, ao lado da Agência dos Correios.

O novo posto vai desafogar a demanda de Caracaraí, que está sobrecarregado, e deve emitir uma média de 300 Carteiras de Identidade, com pico de até 500, por mês. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Rocha Triani, atualmente há uma grande procura no município de Iracema por Carteiras de Identidade, e, devido à proximidade dos municípios, a população tem procurado a cidade de Caracaraí em busca deste serviço, o que vem sobrecarregando o atendimento.

Triani observa que todas essas demandas reprimidas foram identificadas durante a Caravana do Povo, quando do atendimento da população do Interior. Desta forma, esclarece, houve uma determinação da governadora Suely Campos para que atendesse a esse anseio do cidadão, ampliando os postos de atendimento do Instituto no Interior.

O novo posto do Instituto de Identificação vai desafogar a demanda em Caracaraí e em Boa Vista. Segundo o diretor, a delegada geral de Polícia, Giuliana Castro, está articulando um trabalho para modernizar três postos de atendimento do Instituto que funcionam, há anos, de forma manual nos municípios de Rorainópolis, Alto Alegre e Pacaraima.

“Na forma manual, há uma demora grande para a expedição do documento solicitado. Por esse motivo, a delegada geral está envidando esforços para modernizar essa estrutura, transpondo esse serviço da plataforma manual, já ultrapassada, para a modalidade online. Com isso, haverá mais celeridade na entrega do documento nestes três municípios e mais qualidade na prestação do serviço”, destacou.

Projeto de Modernização – Roraima possui o Sistema automatizado de impressões digitais, conhecido pela sigla Afis, desde o ano de 2001. Entretanto, desde o dia 26 de agosto de 2016, o Governo do Estado, por meio da Delegacia Geral assinou um contrato com a empresa Montreal Informática, para implantar a nova Plataforma do Idnet Brasil, que representa um investimento de R$ 6,5 milhões, em regime de comodato, num período de 48 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Para o pagamento do projeto está sendo aplicada a arrecadação do pagamento da segunda via da Carteira de Identidade, na ordem de 80%, e o restante suplementado pelo Governo de Roraima.

A nova Plataforma do Idnet Brasil prevê a expansão dos postos avançados do Instituto de Identificação em todo o Estado e inclui ainda a perícia papiloscópica (Investigação por meio das impressões digitais), o reconhecimento facial, a plataforma criminal, em que ocorrem as anotações criminais do indivíduo e o atendimento civil que é a emissão de identidade.

O diretor do Instituto de Identificação ressalta que, com essa nova plataforma, todas as delegacias do Interior, que têm acesso à internet, estão agilizando a instrução dos inquéritos policiais, com economia de combustível, de papel, e com o deslocamento de pessoal do interior para Boa Vista e o retorno.

Para a delegada geral da Polícia Civil, Giulina Castro, a inauguração do Posto do Instituto de Identificação de Iracema vai “facilitar o acesso a esse documento para o cidadão é trazer mais dignidade a ele. Muitas dessas pessoas que vivem no interior não têm condições financeiras para se deslocar até Boa Vista. Quando possibilitamos esse acesso, estamos fazendo com que eles tenham mais cidadania”, destacou.

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