Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Desde a última sexta-feira, 22, equipes da Defesa Civil Estadual trabalham fazendo baldeação em Caroebe

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, desde o início do inverno, intensificou ações de resposta em consequência das constantes chuvas e eventos adversos como alagamentos, enxurradas e vendavais em todo e estado.

Além de realizar o monitoramento diário das condições meteorológicas e do nível do Rio Branco, a Defesa Civil mantém um efetivo de sobreaviso para realizar vistorias in loco nas áreas críticas na capital e no interior, bem como atuar de forma emergencial, como é o caso da baldeação que está sendo realizada pelos bombeiros desde a última sexta-feira (22), no igarapé da vicinal 28, no município de Caroebe.

Apesar de não haver registro de desabrigados em decorrência do período chuvoso, a CEPDC já dispõe de locais com infraestrutura que podem ser usados em caso de uma eventual necessidade. O ginásio da Escola Estadual 13 de Setembro está passando por melhorias para a acomodação de possíveis desabrigados na área da olaria, setor normalmente afetado, quando há ocorrência de chuvas persistentes.

Em casos emergenciais, a solicitação de ajuda deve ser comunicada imediatamente por meio do telefone de emergência 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil Estadual e também faz alertas às pessoas.

ANTES DAS CHUVAS:

 Realizar poda ou corte de árvores localizadas próximo às residências, com risco de queda.
 Manter o conserto de calhas e telhados, trocar telhas quebradas, fazer reforço da fixação, renovando pregos e madeiras, fazer isolamento da fiação elétrica.
 Não estacionar carros em ladeiras.
 Não acumular lixo nem entulhos nas ruas. Com a chuva, esse material vai parar nos bueiros.
 Verificar condições de segurança de sua casa: atenção para trincas, rachaduras, queda de paredes.

DURANTE AS CHUVAS:

Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores; elas atraem raios e seus galhos podem cair. Evite acidentes.

APÓS AS CHUVAS:

 Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação. O que traz sérios riscos à saúde;
 Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; nem em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down