Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ação no Centro de Referência da Saúde da Mulher fez com que 4 vítimas de violência procurassem ajuda

Nesta semana, 4 mulheres vítimas de agressão procuraram o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) após participarem das palestras sobre violência doméstica no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). As ações de orientação têm sido intensificadas durante o Outubro Rosa, mostrando que a informação pode salvar vidas.

A equipe multidisciplinar do Chame, composta por advogada e psicóloga, realizou na quarta-feira (23), uma palestra na unidade de saúde, abordando os tipos de violência, a Lei Maria da Penha e o serviços do Chame. "As pacientes e as servidoras no Centro de Referência, tiveram a oportunidade de conhecer os seus direitos e também tirar dúvidas”, disse a advogada do Chame, Elcia Fernandes.

Segundo a advogada, durante as orientações, foram detectados casos de mulheres que estão sofrendo violência doméstica, e que agora já estão recebendo atendimento pelo Chame. “Outras por conta do medo, pediram ajuda por meio Zap Chame", explicou a advogada .

O Centro de Referência é a única unidade no Estado especializada em atendimentos ao público feminino e recebe 300 pessoas por dia. Por conta desse contato direto com as mulheres, a diretora geral, Jucideia Almeida, conta que a equipe percebeu muitos casos de violência doméstica, e por isso, convidou o Chame para as palestras. "Em alusão ao Outubro Rosa, as mulheres devem cuidar da saúde e também se empoderar dos seus direitos, caso estejam passando por algum tipo de violência", disse a diretora.

Segundo a coordenadora do Chame, Elizabete Brito, as palestras também contribuem para a prevenção de doenças. “Quanto mais afetada a autoestima da mulher, mais fraca estará a imunidade dela, ambiente propício para desenvolvimento de doenças, a exemplo do câncer”.

PALESTRAS - A próxima palestra do Chame em alusão ao Outubro Rosa será no dia 30, na Unama (Faculdade da Amazônia), às 19h. E no dia 31, uma programação marcará o encerramento da campanha na sede do Chame, às 8h.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down