Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A finalidade da Operação, segundo o Comando da PM, é potencializar as ações em locais mais vulneráveis a práticas de delitos

Realizada todos os fins de semana, desde o início do mês de janeiro, a Operação Saturação da Polícia Militar de Roraima alcança bons resultados com a redução dos índices de criminalidade, conforme avaliação do Comando Geral da corporação. Neste fim de semana, sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, as atividades ocorreram na capital e também no município de Pacaraima.

Entre os objetivos da Operação estão: coibir ou reprimir roubos, furtos e tráfico de drogas; impedir venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes e atuar na recaptura de foragidos da Justiça. A atuação é preventiva, a fim de inibir ações e atitudes delituosas, com a polícia se antecipando a possíveis cometimentos de crimes.

Com início às 17h30 e término no dia seguinte, as ações incluem buscas pessoais e em veículos de suspeitos e têm a participação de policiais do 1º e do 2º Batalhões, Giro (Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva), Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Companhia de Pacaraima.

De acordo com o CPC (Comando de Policiamento da Capital), neste fim de semana, as atividades ocorreram no centro e nos bairros São Vicente, 13 de Setembro, Caçari e Caimbé. Foram realizadas abordagens de pedestres, em bares e em praças, e de condutores de carros e de motos, além de ciclistas.

1108 Operacao Saturacao da PMRR 3

Vinte e três carros e 37 motocicletas foram vistoriados. Ao todo, 169 pessoas foram abordadas e houve a recaptura do foragido da Justiça, Edson Alves de Souza. Ele foi entregue à Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania).

Em Pacaraima, 46 veículos e 9 motocicletas foram vistoriados; houve abordagem de 61 pessoas em atitudes suspeitas; verificação em 5 bares e apuração de 4 denúncias. Os trabalhos foram realizados por policiais da Força Tática e do policiamento ordinário daquele município.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Elias Santana, a finalidade da Operação é potencializar as ações da polícia em locais mais vulneráveis a práticas de delitos.

“Durante a semana, avaliamos a incidência criminal na cidade até a quinta-feira. Com base nessas informações, produzimos a ordem de Operação e iniciamos os trabalhos na sexta-feira. Nosso intuito é levar à população uma sensação maior de segurança pública e estamos conseguindo. Realizamos as atividades no fim de semana, período com volume maior de ocorrências, sobretudo o sábado, e constatamos êxito. Há uma demonstração fidedigna e cabal de redução significativa de incidência criminal nos bairros atendidos com a Operação”, enfatizou.

Elias Santana ressaltou também o caráter de policiamento ostensivo e preventivo da Operação Saturação. “Toda vez que se fala neste tipo de ação, o que se busca de imediato são os resultados, materializados em prisões e apreensões, mas esta Operação é focada no trabalho preventivo. O objetivo é impedir a ocorrência de transgressões. O cunho primordial é transmitir a sensação de segurança para a população e afugentar os indivíduos que têm intenções de praticar crimes. Evidentemente ocorrem abordagens e algumas resultam em condução de suspeitos e em apreensão de objetos”, explicou.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down