jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Como parte dos investimentos na modernização do trânsito e na segurança de condutores e pedestres, a Prefeitura de Boa Vista instalou outros 10 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo 4 radares de velocidade e 6 de avanço de sinal vermelho.

A partir desta segunda-feira, 6, os novos radares estarão em fase de testes por um período de 30 dias, ocasião em que as infrações não serão lançadas no sistema. É importante que os condutores fiquem atentos aos locais e obedeçam a sinalização.

Os investimentos aplicados nas novas ferramentas vêm para somar às ações já desenvolvidas pela atual gestão em prol de um trânsito mais seguro na cidade. Hoje Boa Vista já conta com seis radares de velocidade, seis de avanço de sinal vermelho e mais 17 equipamentos educativos (conhecidos como “anjinhos”).

Dados da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito mostram que em dois anos, de 2016 a 2018, a redução foi 22% no número de mortes e 37% o de feridos em acidentes de trânsito na cidade. E conforme o mapa divulgado pelo setor de estatística, nos locais que foram instalados radares, não foram registrados acidentes graves com vítimas.

0705 Novos radares2

“Os equipamentos são de fundamental importância para diminuir o índice de acidente e mortes no trânsito. Só para ter uma ideia, com base nos locais que já estão em funcionamento, nós tivemos um número considerável de redução de acidente. Isso porque a alta velocidade ainda é a principal causa, principalmente com morte. E os radares servem exatamente para evitar o pior, os motoristas passam a trafegar na via com uma velocidade compatível e assim preservam a vida”, enfatizou o Secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

Ele esclarece ainda que todas as modalidades de radar visam conscientizar a população sobre a importância de conduzir veículos dentro do limite de velocidade estabelecido e respeitar as leis de trânsito. Barros destacou que durante a ‘fase teste’, os motoristas vão ser informados sobre os novos radares. Ainda segundo ele, os locais foram escolhidos com base em estudos de engenharia de trânsito cruzados com as informações sobre o índice de acidente de trânsito nos pontos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exceder o limite de velocidade de 20% a 50% representa uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. Caso seja desrespeitada a velocidade máxima em mais de 50%, infração se torna gravíssima, com multa de R$ 880,41 e perda de sete pontos na CNH. O condutor ainda pode ter o direito de dirigir suspenso.

Locais dos novos radares de avanço de sinal vermelho

Avenida Via das Flores, cruzamento com Avenida dos Bandeirantes, sentido Centro/bairro, no bairro Pricumã;

Avenida Mário Homem de Melo, cruzamento com Avenida São Sebastião, sentido Centro/bairro, no bairro Tancredo Neves;

Avenida Parimé Brasil, cruzamento com Avenida Rui Baraúna, sentido bairro/Centro, no bairro União;

Avenida General Ataíde Teive, cruzamento com Avenida Padre Anchieta, sentido Centro/bairro, no bairro Jardim Primavera;

Avenida Nazaré Filgueiras, cruzamento com Rua Sólon Rodrigues Pessoa, sentido Centro/bairro, no bairro Pintolândia;

Avenida Centenário, cruzamento com Rua São Francisco, sentido Centro/bairro, no bairro Cinturão Verde.

Locais dos novos radares de velocidade

Rua João Pessoas, entre a Rua Porto Alegre e Rua Florianópolis – Bairro Nova Cidade (nos dois sentidos);

Avenida Olímpica, entre a Rua 9 e avenida Céu Azul – Sentido bairro/Centro -Bairro Jardim Tropical e sentido Centro/ bairro – bairro Jardim Olímpico;

Avenida General Ataíde Teive, entre a Rua Milton Maduro e Rua Barnabé Antônio de Lima- Bairro Alvorada (nos dois sentidos);

Avenida Ville Roy, entre a Rua 7 de setembro e a Rua 13 de Maio – Bairro Canarinho (sentido centro/bairro).

0
0
0
s2smodern

logo JRH down