Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A data ocorrerá no próximo dia 24 de novembro em todo o Brasil em comércios físicos e lojas virtuais. 

A Black Friday, período de liquidação de compras para o Natal está chegando. A campanha atrai milhares de consumidores em todo o país que invadem comércios físicos e lojas virtuais em busca do melhor produto. Em Boa Vista, ocorrerá no dia 24 de novembro com centenas de produtos com até 80% de desconto.

O Procon Boa Vista traz um alerta os consumidores para evitarem problemas futuros advindos do Black Friday, como o superendividamento e, principalmente, para não caírem em armadilhas. Para garantir boas compras, a sugestão é pesquisar o melhor preço, evitando assim adquirir produtos por impulso.

Nesse período, os Procons de todo o país fazem o monitoramento de preços. Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Sabrina Tricot, em anos anteriores observou-se que inúmeros estabelecimentos comerciais vinham realizando a maquiagem nos preços. Isso quer dizer que as empresas elevavam os preços dos produtos semanas antes da Black Friday para vendê-los ao preço de mercado na data. Para os órgãos de defesa do consumidor, essa “oferta” não é promoção e nem desconto, configurando fraude e maquiagem de preços.

Sabrina ressaltou ainda que o consumidor deve pesquisar muito antes de adquirir um produto na black friday. “O consumidor deve fazer a pesquisa ampla para ter a certeza de que vale a pena levar o produto para casa na black friday, sem cair no endividamento e em falsas promoções e ofertas maquiadas de produtos - quando o valor do produto anunciado no dia da promoção é maior do que o preço original”, disse.

Para fugir dessas armadilhas, o consumidor deve observar o preço do produto desejado semanas antes da Black Friday e seguir até o dia da campanha monitorando os preços. “A intenção é verificar se houve alteração nos preços e, caso o consumidor conclua que houve maquiagem, deve juntar todas as provas (prints de tela, panfletos, mensagens de celular) e formalizar reclamação junto ao Procon Municipal”, explicou Sabrina.

Outra dica é não comprar produtos lançados na Black Friday, pois neste caso, o consumidor não terá meios de aferir a concessão de desconto e se o produto e a compra nesse período, realmente, valerá a pena. Em regra geral, o consumidor deve comprar apenas o que realmente precisa. Sob hipótese alguma recomenda-se contratar crédito para fazer compras, pois o consumidor, na impossibilidade do pagamento, poderá entrar no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão.

A Black Friday oferece produtos com até 80% de desconto. No Brasil, a data se tornou uma febre no comércio nacional desde 2010. É importante que os produtos participantes da campanha sejam identificados nas lojas e anúncios de comunicação, com a informação de que há restrição de estoques.

Black Friday - Compras pela Internet

O consumidor deve ficar atento também à política de troca dos produtos. Nas compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, contados da efetiva entrega do produto, independentemente do motivo. Para isso, basta comunicar o fornecedor, preferencialmente por carta, com aviso de recebimento e sem custos.

É importante observar se o site é brasileiro. As compras feitas nas empresas internacionais estão sujeitas a outros encargos que nem sempre são claros ou informados.

As empresas do e-commerce são orientadas a informar ao consumidor sobre as ofertas da Black Friday. É importante lembrar ao consumidor que apenas colocar o produto no carrinho não significa ter a garantia do produto e, sim, reserva. Só após a finalização do pedido e a aprovação pela operadora de cartão ou pagamento no boleto, o consumidor terá a garantia do produto.

O Procon Boa Vista está localizado do Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (Antigo Terminal do Caimbé), Avenida dos Imigrantes, n.º 1612, 1 andar, sala 2, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 as 18h00 ou pelos telefones 3625-3477, 3625-6201 Ramal 4 ou ainda pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./

0
0
0
s2smodern

Boa Vista

PUBLICIDADE

bcathedral

logo new