Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista (SEDC), através do PROCON Boa Vista promoverá diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março. A programação iniciou-se na segunda-feira, 12, com uma palestra educativa para fornecedores e lojistas, às 17h, no Roraima Garden Shopping.

A programação segue nesta terça-feira, 13, com a divulgação e informações sobre o uso da plataforma nacional de reclamações o site www.consumidor.gov.br/. na sede do Procon Municipal. A plataforma é mais uma ferramente para ajudar na solução dos conflitos entre consumidores e fornecedores, trazendo agilidade e resolutividade das demandas da população.

Na quarta-feira, 14, o órgão fará o Lançamento do Projeto “Procon Educa” no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do bairro Sílvio Leite às 8h com a participação de integrantes do Projeto Social da Prefeitura de Boa Vista “Cabelos de Prata”. A intenção é levar orientações sobre os direitos e deveres básicos aos consumidores da melhor idade.

Ainda na quarta-feira, 14, a SEDC fará o lançamento do novo selo do Procon Boa Vista, com distribuição nas lojas localizadas nas principais avenidas do comércio de Boa Vista e esclarecimentos à população. O selo deverá ser afixado em local visível aos consumidores. A ação ocorrerá também nos 2 shoppings da cidade. O selo tem nova dimensão, tamanho 20 x 7,5 cm. Nele, constam os números de contato e e-mail para que os consumidores entrem em contato com o órgão quando necessitarem.

E, na quinta-feira, dia 15, a equipe composta por técnicos do Procon Boa Vista vai estar com a tenda inflável do Procon BV, na esquina das Avenidas Jaime Brasil e Bento Brasil para esclarecimentos de dúvidas dos consumidores e, ainda, com a coleta de assinaturas da população para a Ação Nacional contra as alterações na Lei de Planos de Saúde.

“Entendemos que as modificações propostas trarão um retrocesso aos direitos já conquistados pelos consumidores de planos de saúde. E nessa ação iremos coletar o maior número de assinaturas possíveis para tentar barrar as modificações que vêm sendo propostas”, disse a Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot.

O Projeto de Lei n.º 7419/2006 tramita na Comissão na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e propõe a reforma da lei. O abaixo-assinado também está disponível no site: www.procon.sp.gov.br .

As atividades alusivas ao Dia Mundial do Consumidor se encerram na sexta-feira, dia 16, com a divulgação dos Boletins do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SINDEC com os dados oficiais de 2015 a 2017 das reclamações fundamentadas em nível nacional e também à nível local. Também serão divulgados os avanços do Procon Boa Vista desde o ano de 2013.

A Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município, Sabrina Tricot, disse que a Semana do Consumidor visa alertar os cidadãos sobre os seus direitos. E, além de celebrar a data, levar informações e esclarecimentos à população sobre a solução de conflitos entre fornecedores e consumidores. “O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) trouxe diversos avanços nas relações de consumo entre fornecedores e consumidores, além de ordenamento jurídico à proteção e defesa aos direitos do consumidor, com isso conseguimos nos aproximar da população e protegê-la dos abusos”, comentou.

A DATA - O Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. A data foi escolhida em razão do famoso discurso do então presidente dos EUA, John Kennedy, em 15 de março de 1962, ao dizer que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. O discurso do então Presidente provocou debates em vários países e estudos sobre o assunto, e foi considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas só entrou em vigor no dia 11 de março de 1991.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down