Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O consumo de pescado no período da Semana Santa é tradição para os católicos. Nesta época do ano a procura pelo produto é intensa em feiras, supermercados e hipermercados da capital. O Procon Boa Vista orienta sobre os cuidados necessários para compra desse alimento. O local usado para a comercialização e manipulação do pescado deve estar sempre limpo, e deve ser armazenado em recipiente coberto por gelo picado, sem a presença do sol e de insetos. Esses cuidados devem ser feitos também com o camarão.

A secretária executiva de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, informou que ao adquirir o pescado, em estabelecimentos comerciais, o consumidor deve observar se o local tem boas condições sanitárias ou seja, limpos, e ainda em boas condições de conservação e de armazenamento dos produtos para não por em risco a saúde dos consumidores. “Antes de levar o produto para casa, o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços e verificar se o produto é fresco, novinho. Outro cuidado é observar o sobrepeso do gelo que encarece o preço do produto”, disse.

Nas feiras livres, as condições de higiene do vendedor, que manipula esses alimentos devem ser observadas e ainda as características do pescado. “Os peixes devem ser conservados em recipientes de aço inoxidável que conserva melhor o produto e o seu odor natural, porém, o cheiro não pode ser muito intenso; e os olhos do pescado brilhantes e salientes, e as escamas não devem soltar de forma fácil e guelras com coloração forte, do rosa ao vermelho intenso, sem viscosidade”, comentou.

As temperaturas dos produtos congelados devem ficar sempre inferiores a -18ºC e abaixo de 0ºC, para não comprometer a qualidade do pescado. Nos supermercados e hipermercados, os cuidados são os mesmos, porém, no caso de peixes industrializados, além de ser armazenado em locais limpos e conter o carimbo do SIF - Serviço de Inspeção Federal. Além disso, deve conter informações no rótulo do produto e a data de validade. Já os peixes secos, como bacalhau, o cuidado deve ser tomado com a umidade, manchas úmidas ou avermelhadas para evitar o surgimento de bactérias. E o camarão observar se está rígido, com carapaça presa ao corpo e odor característico do produto, porém, não com cheiro não muito forte.

“As ofertas em anúncios ou folhetos publicitários devem ser cumpridas pelos comerciantes. O consumidor deve exigir que seus direitos sejam respeitados. A intenção dessas orientações é preservar a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Quaisquer irregularidades observadas na comercialização desses alimentos, deve ser denunciado ao Procon Boa Vista”, disse Sabrina Tricot.

O Procon Municipal fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis - sala 02. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 às 18h00.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down