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Além dos pedidos de aposentadoria que deverão ser feitos, exclusivamente via Internet através do site MEU INSS, a partir de quinta-feira (24), será possível agendar pela internet, também pelo mesmo site e pelo telefone 135, o atendimento de 21 serviços nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, o atendimento é feito apenas de forma espontânea e, muitas vezes, os segurados precisam enfrentar filas e passar horas nas agências do INSS. “Agora, esses serviços passaram a ser agendados, e os segurados poderão comparecer com data e hora marcados, para ser mais cômodo o atendimento”, diz o chefe substituto da Divisão de Atendimento da Superintendência Regional Norte e Centro-Oeste do INSS, Jair Guerra.

Ele recomenda que o segurado se organize para chegar à agência 30 minutos antes da hora marcada, para evitar contratempos. “Tanto a gente ganha na gestão das unidades, tendo em vista que consegue mensurar a demanda diária, quanto o cidadão ganha”, diz.

As centrais de atendimento por telefone funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita de telefone fixo ou público e tem o preço de ligação local pelo celular.

Para agendar pela internet, basta acessar o Meu INSS, pelo computador ou pelo celular. Segundo o instituto, o canal tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados.

Lista dos serviços que poderão ser agendados a partir de quinta-feira (24):

01 - Alterar meio de pagamento
02 - Atualizar dados cadastrais do beneficiário
03 - Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
04 - Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
05 - Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
06 - Cadastrar Declaração de Cárcere
07 - Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
08 - Cadastrar ou renovar procuração
09 - Cadastrar ou renovar representante legal
10 - Desbloqueio do benefício para empréstimo
11 - Desistir de aposentadoria
12 - Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
13 - Pensão por morte
14 - Emitir certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS
15 - Reativar benefício
16 - Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
17 - Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
18 - Solicitar pagamento de benefício não recebido
19 - Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
20 - Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
21 - Transferir benefício para outra agência

Com informação da Agência Brasil/EBC

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