Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Dia 14 de junho, quinta-feira, foi celebrado o Dia Mundial e Estadual do Doador de Sangue

Um gesto simples e rápido, como o de doar sangue, pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Na semana do doador de sangue, em Roraima, todos os anos mais de 12 mil doadores de sangue vão até o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), dispostos a ajudar a vida de quem nem conhecem.

A média mensal é de cerca de 1.200 bolsas de sangue. Atualmente, são 20 mil pessoas no cadastro de doadores, porém nem todos doam regularmente. “Todos os dias, pessoas nos hospitais precisam de sangue para manterem-se vivas, principalmente por conta de cirurgias, e a única forma de suprir essa necessidade é por meio da doação”, explicou o enfermeiro do Hemoraima, Isaías Magalhães.

A advogada Leonice Pinto se tornou doadora há três anos, pouco depois de necessitar de uma doação para uma cirurgia de vesícula. “Aí a gente percebe a dificuldade de se conseguir um doador. Sensibilizei-me e, desde então, tenho doado regularmente”, disse.

Aluna do curso de formação de soldados do CBM (Corpo de Bombeiros Militar) de Roraima, Luiza Sarabele doou sangue pela terceira vez. “É uma questão de ajuda e solidariedade ao próximo. É rápido e a sensação de ajudar uma pessoa é muito boa”, pontuou.

QUEM PODE DOAR? – O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da coleta.

O adolescente a partir de 16 anos de idade deve estar acompanhado pelos pais ou responsável legal para poder ser um doador de sangue. Para o caso de adolescentes emancipados, é necessária a apresentação do documento de emancipação. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

Quem se interessar em fazer a doação de sangue deve procurar o Hemoraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto. O horário de funcionamento, pela manhã, é das 7h às 12h, e pela tarde, das 13h30 às 18h.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down