Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Com iniciativas alinhadas aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030, as cooperativas roraimenses mostram que atitudes simples podem mudar esse panorama. Em Roraima, celebração do Dia de Cooperar 2018 acontecerá em 30 de junho e será promovido no abrigo temporário para venezuelanos do Jardim Floresta.

O Dia de Cooperar (Dia C), ação de voluntariado que ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil, cooperativistas e voluntários promoverão iniciativas que transformam a realidade das pessoas e contribuem para a construção de um país mais justo, equilibrado e com mais oportunidades para todos.

Em Boa Vista as cooperativas roraimenses contarão com o apoio do Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas do Brasil em Roraima), do ACNUR (Agência da ONU para Refugiado), Exército Brasileiro e outros parceiros, vão reforçar a celebração do Dia C 2018, das 8h00 às 12h00, no Abrigo do Jardim Floresta.

No Estado, cerca de 40 cooperativas e 3 mil voluntários pretendem beneficiar mais de 600 pessoas que vivem no Abrigo de Refugiados. Haverá programação que precederá o evento. Entre os dias 25 a 29 de junho serão ministradas oficinas durante a semana com cursos profissionalizantes, certificados pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Entre os cursos há reciclagem, arte circense, língua portuguesa, artesanato em jarros para jardim. Já no dia da celebração serviços serão oferecidos da área de saúde, cultura, esporte e lazer, além da parte lúdica para criançada e alimentação.

AUMENTO NO FLUXO - Devido ao desencadeamento do fluxo migratório em razão da situação político e econômica da Venezuela, Boa Vista poderá ter até o final do ano cerca de 60 mil venezuelanos. A situação afeta a logística, estrutura e setores públicos da cidade, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Boa Vista e divulgado recentemente. A programação é voltada para o público interno do abrigo, que hoje respalda grupos de famílias oriundas da Venezuela.

“Ao colocar em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade e, principalmente, dessas pessoas que estão em Boa Vista, pois foram forçados a fugir dos problemas da Venezuela e em busca de dias melhores, vamos nos empenhar em melhorar a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor”, declarou Sílvio de Carvalho, presidente do Sistema OC/RR.

Vale lembrar que o trabalho das cooperativas roraimense não para por aí. O Dia C é o movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano 2018 é beneficiar mais de 1 milhão de pessoas e contribuir para o alcance dos ODS da ONU, referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável internacional.

NÚMEROS - Segundo o estudo, realizado de 28 de maio a 9 de junho, o Exército Brasileiro contabilizou que 12 mil venezuelanos estão cruzando a fronteira, mensalmente, para entrar no estado de Roraima, com uma média de 416 imigrantes por dia. Destes, 2.700, equivalente a 22% do total, opta por permanecer no município de Boa Vista. Atualmente, cerca de 30 mil imigrantes residem na Capital, um equivalente a 7,5% da população da cidade. A pesquisa entrevistou 9 mil deles, o que representa 36% de todo o universo de imigrantes estudados.

DIA C EM NÚMEROS - Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2017, 1.563 cooperativas desenvolveram 409 projetos contínuos com a mobilização de mais de 120 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 1.081 municípios espalhados por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

COOPERATIVAS PARTICIPANTES - Coopebras, Coopbon, Unitap, Coophorta, Coofec’s, Sicoob, Unibv, Cootrap, Cootai, Uniodonto/RR, Coopana, Coopai, Coop’agi, Cootar, Cootap, Cootaf, Cootaxi, Coopercarne, Cootam, Cootac, Cootram, Coopercinco, Minerar, Trans-Animal, CPHBV e Coopersol.//


Programação das Atividades

Cursos/ Oficinas
Local: Abrigo Temporário de Imigrantes Venezuelanos - Jardim Floresta.
Período de 25 a 29/06 de 2018

Turno matutino
Horário: 08h às 18h:
- Oficina de confecção de mini vasos personalizados e artesanais para jardins (3 turmas);
- Oficina de artesanato em papelão (2 turmas);
- Curso de artes circenses (01turma);
- Oficina de linguagem portuguesa instrumental (01 turma);

Turno vespertino
Horário: 15h às 18h - Público: Infantil
- Oficina de massa de modelar (3 turmas);
- Escultura em balões (3 turmas);
- Contagem de histórias (3 turmas);

Programação 30/06 - Celebração Dia C

Horário: 08h às 12h
- Abertura Oficial do evento
- Falas (autoridades, parceiros e organizadores);
- Solenidade de entrega de certificados (oficinas e cursos);

Ações de Saúde: Atendimento médico, Clínico Geral e Pediatria
✔Tipagem sanguínea;
✔Aferição de pressão arterial;
✔ Verificação de IMC;
✔ Verificação de glicemia;
✔ Orientação de saúde bucal;
✔ Aplicação de flúor;
✔ Distribuição de kits; de higiene bucal:
▪Adulto
▪Infantil
✔ Distribuição de métodos contraceptivos:
▪ Anticoncepcionais
▪ Preservativos masculinos e femininos

Ações de Beleza
✔ Corte de cabelo adulto (masculino e feminino);
✔ Corte de cabelo infantil (masculino e feminino);
✔ Depilação (masculino e infantil);

Exposição
✔ Produtos saudáveis
▪ Frutas e hortaliças (com doações)
▪ Alimentos alternativos (degustação)
✔ Produtos confeccionados nas oficinas;
✔ Confecção de vestuário feminino e masculino (curso de corte e costura);

Recreação Infantil
✔Oficinas lúdicas de pet’s:
▪ Vai e Vem
▪ Pega vareta
▪ Pega mosca
▪ Armadilha para mosquito da dengue
✔ Pintura facial por palhaço caracterizado.

Cultura e lazer
✔ Show com banda: músicas caribenhas e brasileiras;
✔ Apresentação do Balé Infantil “Coopbon”;
✔ Apresentação de danças latinas com interatividade com público;
✔ Cortejo (alunos do curso de artes circense);
✔ Apresentação de roda de rua;
✔Playground Infantil.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down