Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O objetivo do curso é capacitar produtores rurais e moradores no combate a incêndios e adversidades no período de estiagem

A Coordenadora de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima encerrou, dia 1º de setembro, a capacitação de 30 moradores da vila Moderna, no município de São Luiz do Anauá, região sul do estado, que irão atuar como Assistente de Proteção e Defesa Civil. O treinamento teve a duração de 76 horas.

O objetivo foi capacitar produtores rurais e moradores para atuarem como brigadistas no período de estiagem. A previsão do calendário e plano de curso é a formação de 60 brigadistas por município até o final do ano. Durante essa primeira semana de setembro, entre os dias 3 e 8, os bombeiros instrutores vão habilitar mais 120 brigadistas em São Luiz do Anauá e São João da Baliza.

Os cursos já se iniciaram e ocorrem simultaneamente com uma turma de 60 produtores rurais em cada município contemplado. Os candidatos que concluírem o curso com aproveitamento serão certificados como brigadistas para o Combate e Prevenção de Incêndios Florestais, Urbanos e Defesa Civil e poderão concorrer ao Cargo de Assiste de Proteção e Defesa Civil, conforme prevê a Lei Complementar (LC) nº 265 de 07 de fevereiro de 2018, publicada no Diário Oficial do Estado, nº 3176, do dia 07 de fevereiro de 2018.

Além do calendário de realização dos cursos a Defesa Civil também está realizando o recadastramento e atualização dos brigadistas e bombeiros civis em cada município, para que possam realizar a convocação para treinamento quando necessário.

O Corpo de Bombeiros está focado no planejamento das ações de Proteção e Defesa Civil para que todos os municípios do estado sejam atendidos com a programação dos cursos, visto que a Coorporação ainda mantém a Operação Inverno vigente, mas já se antecipa com o planejamento de prevenção, preparação e resposta, para atuar no período de estiagem que possivelmente possa ser agravado em decorrência do fenômeno El Niño, que é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano pacífico e que altera o clima regional e global, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

0509 Calendario de curso dos Bombeiros

0
0
0
s2smodern

logo JRH down