Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Sebrae) e o Instituto Cooperforte, de Brasília, realizam nesta sexta-feira (28) a formatura do projeto Trilha do Conhecimento Empreendedor. O evento acontece às 19h no auditório do edifício Ayrton Dias, rua Governador Aquilino da Mota Duarte, 1771, bairro São Francisco.

O projeto teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e da Prefeitura de Boa Vista. Foram capacitadas 40 mulheres, com idade entre 18 e 50 anos, do programa Família que Acolhe, desenvolvido pelo Município. Elas participaram de cinco módulos para empreenderem na área de beleza, com aulas teóricas e práticas e carga horária de 200 horas.

“Beleza é um dos segmentos mais promissores na atualidade. Porém, para incrementar a renda das mulheres atendidas no projeto, percebemos a importância de não só capacitá-las em cabelereira, mas também em empreendedorismo. Dessa forma, abrimos um leque de possibilidades, pois elas poderão atuar tanto como funcionárias em salões de beleza ou abrir o seu próprio negócio”, explica Marlus Almeida, gerente da Unidade de Captação de Recursos Financeiros e gestor do projeto.

As atividades começaram em março deste ano com uma capacitação sobre a organização do ambiente e processos de trabalho do cabeleireiro. O projeto também ofereceu as capacitações Aprender a Empreender o Curso Profissional de Cabeleireira, além das Oficinas Sei Planejar, Sei Comprar, Sei Vender, Sei Controlar Meu Dinheiro e o curso Formação Cidadã.

Na área técnica, foi oferecido o curso de Técnicas Básicas de Cabelereiro, e as oficinas desenvolvidas para o MEI SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e SEI Controlar Meu Dinheiro. Elas também receberam o curso do Instituto Cooperforte de Formação Cidadã, que trabalha os temas fundamentais para a formação cívica de um cidadão de bem, como: ética, cidadania, direitos humanos, mundo do trabalho e protagonismo juvenil.

“A realização do projeto só foi possível graças à parceria Técnica, Educacional, Social e Financeira firmada com o Instituto Cooperforte, que é uma Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social. Eles acreditaram no projeto. Não poderíamos deixar de destacar ainda o apoio da Prefeitura de Boa Vista e do Senac-RR, no desenvolvimento das ações do projeto”, afirmou o gestor.

Todas as participantes receberão um secador de cabelos profissional como incentivo de trabalho para que iniciem a atuação como cabeleireiras. Conforme Marlus, o Sebrae analisa para o ano de 2019, a possibilidade de inscrição de um novo projeto para o edital de apoio a projetos do Instituto Cooperforte.

O Trilha do Conhecimento Empreendedor é um projeto pensado para a inclusão produtiva das mulheres no mercado de trabalho, seja como funcionárias ou administradoras do próprio negócio. Esta foi a primeira vez que o instituto Cooperforte financiou um projeto em Boa Vista.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down