Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Palestras realizadas ao longo do mês alertam tanto para a questão da violência como da importância de realizar o exame de mama e do colo do útero

Mulheres violentadas física ou psicologicamente tendem a se isolar e procurar menos por exames periódicos de saúde. Por isso, neste mês do Outubro Rosa, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME) realiza palestras abordando a violência doméstica e a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

As próximas palestras serão realizadas nos dias 23 e 26 de outubro no Centro de Referência da Saúde da Mulher, no bairro Aparecida. Já no dia 30, quem recebe a ação é a Universidade da Amazônia (Unama), no bairro São Francisco.

A coordenadora do Chame e psicóloga, Elizabete Brito, explicou que a situação de violência pode causar depressão, o que prejudica as defesas do corpo. "Alguns estudos mostram que, quando você passa por um trauma profundo, o sistema imunológico pode ser prejudicado. Assim, o corpo não se defende das células cancerígenas como deveria. Já atendemos casos como esse no Chame”.

A procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), destacou que as palestras são realizadas pela equipe multidisciplinar do Chame, composta por psicólogas, assistentes sociais e advogadas. “Em relação à violência doméstica, a atenção às mulheres vitimadas deve ser multidisciplinar, pois a violência não é só física, mas também psicológica. Esses fatores prejudicam fortemente a saúde da mulher”, concluiu.

CHAME - Desde 2015, o Centro já atendeu quase 4.300 mulheres em Roraima, com serviço psicossocial e palestras de prevenção, audiências de conciliação bimestrais pela Vara da Justiça Itinerante e Defensoria Pública. As vítimas podem ainda solicitar atendimento por meio do ZapChame, pelo número de Whatsapp (95) 98402-0502, que funciona 24 horas. O Centro funciona na Rua Coronel Pinto, 524, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-095-0047.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down