Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Roraima realizou na última quarta-feira (24) a oficina Mapa Mental da Moda. O encontro reuniu no prédio Airton Dias, empresários do setor e parceiros para definir as ações a serem aplicadas em 2019. Os participantes apresentaram propostas nas áreas de governança, tendências, tecnologia, sustentabilidade e mercado.

Estiveram presentes, além de empresários, representantes do Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Banco da Amazônia (Basa); Ministério do Trabalho; Federação das Indústrias (Fier); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas, de Alfaiataria, da Capotarias, de Tapeçaria e Similares (Sindconf-RR).

“Nossa proposta com a oficina é conhecer melhor as necessidades do setor e definir as ações para atende-las. É um planejamento construído com eles justamente para que a gente possa conseguir em 2019, alcançar grandes resultados nas empresas. O nosso maior objetivo é que os empresários crescem e isso também fortalece a economia de Roraima”, afirmou Delma Andrade, gestora do Projeto Cadeia Produtiva da Moda.

A oficina marca o encerramento do projeto Cadeia Produtiva da Moda, que nos últimos dois anos atendeu 39 empresas com cursos, consultoria e missões. Para 2019, o Sebrae-RR desenvolverá o projeto Atividade Presencial da Moda, que atenderá 100 empresas dos setores da indústria, comércio e serviço. “O que o Sebrae-RR não puder realizar sozinho, os parceiros estarão juntos para nos ajudar”, complementou Delma.

A gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Comércio (UASC) do Sebrae-RR, Eliene Araújo, explica que o maior comercio varejista hoje em Boa Vista é o da moda. “É um segmento que traz consigo uma responsabilidade muito grande na formação de emprego e renda, e na economia do Estado. Nós precisamos fortalecer este setor ao máximo com ações de parceria para que ele continue em ascensão”, ressaltou.

A oficina também foi uma oportunidade para que as empresas pudessem conhecer melhor as linhas de crédito e os benefícios oferecidos pelo Banco do Brasil, Caixa e Basa. O Senac e Senai também apresentaram os cursos que disponibilizam na área de moda. Além disso, o Ministério do Trabalho também esclareceu dúvidas sobre leis e a contratação de funcionários.

“O mais interessante neste evento foi a troca de experiencias, e também conhecemos pessoas com quem a gente pode somar. Aqui em Roraima ainda temos alguns desafios, por isso este trabalho é fundamental. Precisamos de mais workshop, desfiles, evento e outros incentivos. Além disso, também é importante se capacitar todos os dias para que o negócio sempre se renove”, afirmou Paula Vitória dos Santos Moura, proprietária da loja Primeiro Jeans.

Propostas – Entre as propostas construídas na oficina Mapa Mental da Moda, destacam-se: Na área de eventos, desfiles, feira de moda, campanha social, workshop e feiras; Para consultorias, as sugestões foram nas áreas financeira, mídia digital para a moda, marketing, vitrine, formação de preços, técnica de compra e venda, sustentabilidade, leis trabalhistas, entre outras.

Sobre as missões empresariais, as propostas incluiram o São Paulo Fashion Week; Minas Trend, Expovest, Vest Rio, Agreste Tex (Caruaru), Go Tex Show (São Paulo), Fortaleza (CE), Divinópolis (MG) e missões internacionais. Para as capacitações, a oficina reuniu sugestões sobre comprador de moda; tendências e comportamento de consumo; oficina de costura; moda e mídias digitais; desenho; customização; gestão de custos; modelagem; estilo e imagem social, público e capacitações com palestrantes nacionais do mundo da moda.

Projeto – O Sebrae-RR oferece com o projeto Cadeia Produtiva da Moda, consultorias, cursos, palestras e identificação de canais de comercialização. O objetivo é aumentar a competitividade dos pequenos negócios, por meio do estímulo à inovação e tecnologia, melhoria da gestão empresarial e acesso ao mercado.

Fazem parte do segmento da moda, varejistas de confecções, calçados e acessórios, articulando com a indústria de confecções e os serviços de alfaiataria, de ateliês de costura e de reparos de calçados na região central do estado.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down