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O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Roraima inicia o ano de 2019 com uma grande conquista: O Certificado da ISO 9001. Em todo o Brasil, somente 3 unidades da instituição possuem esta certificação, que atesta o cumprimento das normas de qualidade elaboradas pela International Organization for Standardization (ISO), entidade mundial, com sede nos Estados Unidos, que congrega representantes de mais de 140 países, inclusive do Brasil.

A implementação da ISO 9001 começou em agosto de 2018, com a criação do Comitê formado por 18 colaboradores. Todos foram capacitados e introduzidos ao sistema de gestão de qualidade. A área escolhida para ser certificada neste primeiro momento foi a gestão estratégica da Administração e Finanças do Sebrae-RR.

“O Sebrae Roraima trabalha com foco na excelência em gestão e a Implementação da ISO faz parte desse processo. Para nós, a certificação é uma grande conquista que nos coloca novamente em destaque no cenário nacional. É a prova de que estamos no caminho correto”, destacou a diretora superintendente do Sebrae Roraima, Luciana Surita.

O Diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Roraima, Almir Sá, afirmou que a implementação da ISO 9001 requer esforço e dedicação, mas o ganho é muito positivo. “A instituição ganha pois terá os seus processos estruturados, mapeados e consistentes. Já os nossos clientes são beneficiados com a garantia de produtos e serviços de qualidade, ressaltou.

Gilma Raquel Carvalho, coordenadora do Comitê de Implementação da ISO 9001, explica que a ISO 9001 é um norma que estabelece os requisitos para implementação de um sistema de qualidade – SGQ, fundamentado na melhoria contínua de seus processos, incluindo mapeamento, revisão, atualização e conscientização dos colaboradores que executam os processos.

Em dezembro deste ano, o Sebrae recebeu a certificadora para avaliar se a estruturação estava em conformidade com a ISO 9001, o que inclui a aplicação dos princípios de gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processos, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.

Os principais ganhos obtidos para a Instituição são o compromisso da liderança; ampliação da cultura de gestão de processos; capacitação de colaboradores no processo de qualidade; avaliação e mapeamento dos processos; cultura da qualidade e interação entre as práticas gerenciais.

ISO - Em 1987, a Organização Internacional para Padronização (ISO) desenvolveu, por meio de um de seus comitês técnicos – ISO/TC 176: Gestão da Qualidade – uma série de normas conhecida por ISO 9000. A normatização já foi revisada em duas ocasiões: 1994 e 2000.

Para o desenvolvimento dessa série de normas foram analisadas algumas já existentes em vários países, entre os quais Inglaterra, Alemanha, Holanda, Canadá e Estados Unidos.

A ISO 9001 define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), formando assim um padrão conhecido e respeitado mundialmente. Ela é estruturada de acordo com a metodologia PDCA (do inglês Plan, Do, Check, Act - Planejar, Fazer, Monitorar e Agir).

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