jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Reciclar brinquedos utilizando caixas de papelão. Este é o ‘Brinquedos da Caixa’, projeto vencedor da etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2019. A iniciativa de Roraima ficou entre os 60 classificados para participar da etapa nacional, que ocorrerá em outubro, em Florianópolis, Santa Catarina (SC).

O resultado do prêmio foi divulgado hoje, sexta-feira (9/8) e foi recebido com muita felicidade pela professora Marcella Oliveira de Melo, idealizadora do projeto. Segundo ela, o trabalho foi executado junto com os alunos do 3º ano F da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, localizada no bairro Nova Cidade, Zona Oeste de Boa Vista.

A ação foi desenvolvida dentro do projeto JEEP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, coordenado pelo Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima. O JEEP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora dentro das escolas, por meio de práticas de aprendizagem.

“Felicidade é a palavra que me define neste momento, pois esta é mais uma conquista na minha vida como profissional, como educadora. Ter vencido a etapa regional com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Brinquedos da Caixa, onde reciclamos brinquedos a partir de caixas de papelão que seriam jogadas no lixo”, disse.

Marcella explicou que a temática do concurso deste ano era brinquedos ecológicos e por isso surgiu a ideia de trabalhar o papelão. “Confeccionamos carrinhos, labirintos, casinhas de bonecas, pebolim e outros objetos. Os brinquedos foram vendidos na Feira de Negócios da escola. Com o dinheiro arrecadado, os alunos se reuniram e foram ao cinema no Dia das Crianças”, ressaltou a professora.

Ela atribuiu a conquista a todos os envolvidos no projeto, desde os alunos que coletaram e confeccionaram os brinquedos, até à gestão da unidade escolar, que prestou todo o apoio para o desenvolvimento e execução do ‘Brinquedos da Caixa’. “Estou muito feliz por representar a minha escola e também Roraima neste prêmio”, completou, ao acrescentar que é a primeira vez que participa da ação.

Sebrae/RR - Sobre a conquista, a gestora da Educação Empreendedora no Estado, a analista técnico do Sebrae-RR, Elissandra Costa, destacou que o sentimento é de orgulho e gratidão, principalmente porque o Sebrae-RR tem alcançado resultados positivos com os projetos desenvolvidos em sala de aula no Estado de Roraima.

"Eu, enquanto gestora do projeto em Roraima, reconheço o esforço e dedicação dos professores e dos alunos que participaram deste prêmio tão importante. Todos os envolvidos são beneficiados, em especial as famílias dos estudantes, que passam ser jovens com uma visão de mercado, atitude e mais desenvolvidos", declarou.

Elissandra acrescentou que existe uma parceria muito forte entre Sebrae-RR e Educação. "Este tem sido um trabalho em conjunto onde todos ganham, seja a família dos alunos, a escola, toda a comunidade e também o Sebrae-RR, como instituição incentivadora do empreendedorismo em todas as idades", frisou a gestora.

Prêmio - O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é uma iniciativa que busca identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. Os trabalhos inscritos precisam ter alcançado resultados, afim de estimular outras escolas a promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo.

As instituições de ensino que participam do prêmio devem desenvolver produtos ou soluções que contribuam para que seus alunos adquiram ou aprimorem atitudes, comportamentos e características que os levem a lidar melhor com situações do contexto dos negócios ou da vida.

Os casos inscritos são avaliados por técnicos voluntários e levados em consideração os seguintes itens: busca de oportunidades e iniciativa inovadora; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; cuidados ou precauções; metas estabelecidas; informações buscadas para iniciar os trabalhos; planejamento e monitoramento sistemáticos; parcerias e se a instituição serve de exemplo ou inspiração a outras instituições de ensino.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down