jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Assembleia Legislativa de Roraima realiza, nesta terça-feira (17) pela manhã, uma sessão especial em alusão ao Setembro Amarelo, uma ação que faz parte da campanha de prevenção ao suicídio que vem sendo realizada em todo o Estado, em parceria com o Ministério Público Estadual.

Segundo a deputada estadual Ione Pedroso (Solidariedade), autora do requerimento para realização da sessão, o evento começa às 9h, com a participação da promotora da Saúde, Jeanne Sampaio e de especialistas que vão falar sobre o tema. “A sessão é aberta ao público e toda a população está convidada a participar”, destacou. 

Na programação constam palestras, depoimentos de pessoas que venceram o pensamento suicida e momento cultural com o coral Abrindo Caminhos e com o cantor Ismael, de Alto Alegre. 

A primeira palestra é com a promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, que vai falar sobre a “Repercussão da Campanha Setembro Amarelo na Sociedade Roraimense”. Depois, será a vez do psicólogo Wagner Costa ensinar aos presentes “Como identificar o sinal suicida”. Na sequência, o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RR, Michael Nóbrega Pinto, explicará “Como enfrentar os crimes em redes sociais do incentivo ao suicídio”. 

A última palestra é com a tenente Sandra da Silva Menezes, psicóloga do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros. Ela vai abordar a “Importância institucional da prevenção ao suicídio”. Depois, haverá um momento dedicado aos depoimentos, apresentação cultural e encerramento. 

1709 Deputada Ione Pedroso

Roraima figura entre os estados brasileiros com maior índice de suicídios. Para sensibilizar a população sobre a valorização da vida, a campanha Setembro Amarelo já foi realizada nos municípios de Alto Alegre, Cantá, Mucajaí, Iracema, Caracaraí e Normandia. 

“Também vamos realizar essa mobilização em Rorainópolis, no dia 20, às 9h, na Escola Estadual Militarizada Antônia Tavares e no município de Amajari, dia 28, a partir das 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, informou Ione Pedroso. 

A parlamentar destacou que os órgãos envolvidos na campanha estão mobilizando toda a população para participar do Setembro Amarelo, mas principalmente os jovens, pois estão entre as principais vítimas de suicídio no mundo. 

“Temos um olhar especial para os jovens, pois tem crescido entre eles os registros de suicídio, tentativa e automutilação. Estamos fazendo esse chamado também para as famílias, para que possamos conversar sobre este tema. O suicídio é evitável. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. A pessoa em sofrimento psíquico não quer se matar, mas acabar com essa dor. Contudo, a falta de conhecimento, o medo de pedir ajuda, acabam por levá-la a atentar contra a pr ópria vida. Por isso é importante dialogar, oferecer afeto, acolhimento”, observou. 

Em todos os eventos do Setembro Amarelo, há atividades lúdicas ensinando as pessoas a identificar os sinais de intenção ao suicídio e informando as formas de oferecer ajuda e os locais públicos de atendimento aos transtornos psicológicos. 

“Na sessão de amanhã, também haverá momentos de interação com o público, inclusive vamos disponibilizar a Caixinha do Desabafo para aquelas pessoas que queiram deixar falar alguma coisa, ou pedir ajuda. Os bilhetes serão lidos e encaminhados para profissionais de saúde capacitados para oferecer o suporte necessário”, disse a parlamentar, que também é autora de um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa, tornando obrigatória a notificação de casos de tentativa de suic&iac ute;dio e automutilação atendidos nos hospitais públicos, privados e nos consultórios médicos particulares de Roraima.

“Precisamos dessas informações para sabermos exatamente a dimensão desse problema e, com esses dados em mãos, formular políticas públicas mais eficazes para salvar vidas. Muitas vezes a família leva a pessoa em sofrimento psicológico para atendimento em um consultório particular, por exemplo, e essa informação não chega aos registros públicos”, enfatizou a parlamentar.

Confira a programação da Sessão Especial

- 9h, abertura, com a deputada Ione Pedroso.
- Repercussão da Campanha “Setembro Amarelo” na Sociedade Roraimense, com a promotora da Saúde Jeanne Sampaio.
- Como identificar o sinal suicida, com o psicólogo Wagner Costa.
- Como enfrentar os crimes em redes sociais do incentivo ao suicídio, com o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/RR, Michael Nóbrega Pinto.
- Importância institucional da prevenção ao suicídio, com a Tenente Sandra da Silva Menezes, psicóloga do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros.
- Depoimentos
- Apresentação do Coral Abrindo Caminhos e do cantor Ismael.
- 11h - Encerramento

0
0
0
s2smodern

logo JRH down