jrh log
ANO XIV - 1º jornal 100% online de Roraima desde 2014


Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

0303 Keila Silva da Costa Analista de Sistemas1A instrutora do Curso de Robótica do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), Keila Silva da Costa, da Prefeitura de Boa Vista, foi convidada para ser juíza de projeto de pesquisa do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A representante de Boa Vista atuará como avaliadora da última fase do torneio que acontece no sábado e domingo (4 e 5 de março).

Keila Silva da Costa é Analista de Sistemas e pós-graduanda em Robótica Educacional. Para ela, esse é o momento de agregar novas experiências na área de robótica. "Passei mais de seis meses orientando 10 turmas para participar do Torneio Municipal de Robótica em Boa Vista e sei o quanto é difícil preparar os alunos para as etapas do projeto de pesquisa Core Values, Design do Robô e a parte do desafio do Robô. Foi gratificante ver os alunos finalizarem todas essas etapas", disse.

Ainda segundo a instrutora, representar o CCTI sendo juíza em um evento de grande porte como o de Santa Catarina é uma grande oportunidade para agregar conhecimento e levar o nome de Boa Vista para o restante do Brasil. "Só tenho a agradecer aos gestores municipais pela oportunidade. Pretendo aprender muito com essa experiência e repassar para os meus colegas instrutores do CCTI", concluiu.

As provas serão disputadas por 30 equipes no Centro Esportivo Bernardo Werner e terão participação de alunos do SESI, escolas públicas e particulares de Blumenau. Apenas três equipes serão selecionadas para disputar a etapa nacional.

Segundo o vice-prefeito Arthur Henrique Machado, esse é um momento de destaque para a Robótica Brasileira e claro que é uma ótima oportunidade para acompanhar as novidades desse segmento. "É um orgulho contar com uma profissional como a Keila neste momento que ela poderá viver novas experiências nesta área e claro compartilhar com a equipe do CCTI", ressaltou.

FIRST LEGO LEAGUE - Promovido pelo Serviço Nacional da Indústria (SESI), o torneio é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Os selecionados para serem juízes do evento vão participar de uma capacitação no próximo dia 3, na sede do SESI em Blumenau.

ROBÓTICA EM BOA VISTA - O CCTI trabalhou durante todo o ano de 2016 preparando crianças com idade entre 9 e 11 anos, cursando o 4º ano da rede municipal de ensino, para participarem do Torneio Municipal de Robótica. No Projeto de Robótica Educacional, foram matriculadas 361 crianças. O curso teve duração de cinco meses, no qual estudantes aprenderam a programar protótipos de robôs. O projeto de Robótica foi uma atividade extracurricular que encerrou com o Primeiro Torneio Municipal de Robótica da capital e contou com a participação de 30 equipes.

0
0
0
s2smodern

logo JRH down